Foto: Pixabay

Helena Coelho fala sobre o Elbrus e o Mont Blanc

Redação Webventure/ Montanhismo

Paulo e Helena Coelho no campo base do Everest (foto: Arquivo pessoal)
Paulo e Helena Coelho no campo base do Everest (foto: Arquivo pessoal)

Hoje a guia de montanha e colunista do Webventure, Helena Coelho, 52 anos, fará uma palestra sobre escalada no Monte Elbrus (Rússia) e no Mont Blanc (França). O evento gratuito começa às 21h, no Clube Alpino Paulista.

Sob o lema “tão importante quanto chegar ao cume é o caminho que se toma para chegar lá”, Helena relatará a experiência de escalar os montes francês e russo. “A idéia é motivar os atletas brasileiros a encarar destinos europeus”, explica a montanhista. “Eu fui para a categoria alta montanha após assistir uma palestra sobre uma escalada no Peru e a partir daí, comecei a planejar as minhas viagens para a Europa”, completa.

Além do desejo de motivar os colegas, Helena quer corrigir um erro de informação da imprensa brasileira. “No ano passado, quando Marcos Luszczynski desapareceu no Mont Blanc, a mídia brasileira dizia que o francês, com seus 4.807m de altitude, era o maior da Europa, o que é um equívoco, já que o maior é o russo Elbrus, com 5.642.”, assinala.

Dificuldade X Vantagem – Para a atleta, a maior dificuldade dessas escaladas foi a financeira, pois todos os custos foram em euros, no entanto lembra que a vantagem é a beleza dos locais. Sobre a necessidade de conhecimento técnico, Helena é categórica: “É necessário ter noções em escalada em gelo e trânsito em glaciares. A subida do Mont Blanc é mais técnica com escalada em aresta na chegada ao cume. Para o Elbrus, há uma parte da subida onde uma parede pode estar com gelo mais aparente.”

Na palestra, a montanhista irá exibir as fotos que tirou durante os cinco dias de escalada do Mont Blanc e os sete do Elbrus.

Helena pratica o montanhismo há mais de 30 anos e , além do Elbrus e do Mont Blanc, já encarou montanhas brasileiras, a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, o Kilimanjaro, na África e chegou acima de 8.300 m de altitude no Everest, no Himalaia. Junto com o marido, Paulo Coelho, a atleta recebeu o Prêmio Ética no Esporte – Diploma de Honra, concedido pelo Comitê Internacional de Fair Play /Unesco, em 2002.

Confira as dicas da montanhista Helena Coelho para escalar o Elbrus e Mont Blanc:

  • Melhores meses: “São junho, julho e agosto, o período de verão europeu”.

  • Guias: “Para quem tem experiência, não é necessário. A escalada pode ser independente ou com guias, fica à escolha do montanhista”.

  • Aos iniciantes: “Se você está começando é mais interessante ir em grupo com pessoas experientes ou contratar um guia. Além disso, é importante ter alguma experiência em escaladas. Do resto, é preparar a câmera para fotografar lugares muito bonitos”.

  • Apenas no Monte Elbrus: “Aproveite para conhecer Moscou, São Petersburgo e a região do Caucasus. Antes de encarar o Elbrus, recomendo escalar alguma outra montanha do Cáucasus para ir se aclimatando”.

  • No Mont Blanc: “A cidade de Chamonix fica próxima ao Mont Blanc e é um centro de esqui e montanhismo francês. Lá, você pode comprar equipamentos que não temos no Brasil”.

    Para ler as colunas de Montanhismo exclusivas de Helena Coelho clique aqui .

    Serviço
    O quê: palestra: “Escalada do Monte Elbrus e do Mont Blanc”
    Quando: 8 de março, às 21 horas.
    Quanto custa: entrada gratuita.
    Onde: Clube Alpino Paulista (CAP), à Rua Amâncio de Carvalho, 86 – Vila Mariana – São Paulo – SP.
    Mais informações: www.montanhismo.org.br

    Este texto foi escrito por: Debora de Lucas

    Last modified: março 8, 2006

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure