Helena Coelho fala sobre o sucesso de Vítor e Rodrigo - Webventure

Foto: Pixabay

Helena Coelho fala sobre o sucesso de Vítor e Rodrigo

Redação Webventure/ Montanhismo

Helena comemora o sucesso de Vítor e Rodrigo no Monte Aconcágua (foto: Arquivo Webventure)
Helena comemora o sucesso de Vítor e Rodrigo no Monte Aconcágua (foto: Arquivo Webventure)

Helena Coelho, uma das alpinistas mais experientes do Brasil se alegra ao ver que brasileiros conseguiram completar uma das mais difíceis tarefas na vida de um alpinista: chegar ao cume do maior Monte da Américas pelo caminho mais longo.

Vítor Negrete e Rodrigo Rainiere são os primeiros brasileiros a chegarem ao cume do Aconcágua pela face sul. A façanha foi realizada na noite de ontem(02/01), depois de seis dias de escalada. Muitos brasileiros já tinham chegado ao topo, mas nunca por essa face, considerada a mais difícil. “É a via mais difícil por ser um paredão com quase 3 km de extensão, formado por rocha e gelo, trazendo
dificuldades técnicas e em relação à altitude”, diz Helena.

Tristeza no caminho – A menos de 600 m da chegada os brasileiros avistaram algumas cordas e foram ver do que se tratava. Depararam-se com os corpos de Otton Leonardos e Alexandre Oliveira, dois alpinistas brasileiros mortos por uma avalanche em 1998. Negrete e Raniere não tiveram como registrar esse momento, pois a máquina fotográfica que portavam quebrou no quarto dia de escalada. “A aparência deles é muito serena. Eles estão sentados, olhando para a Cordilheira dos Andes”, disse Rainiere via rádio para a TV Globo.

A experiência de encontrar o corpo de alpinistas vítimas de avalanche ou de frio durante uma escalada já foi vivida por Helena. “É difícil encontrar o corpo de alguma vítima, mas não dá vontade de desistir porque você está lá por amor à vida, amor à natureza”, conta.

“Uma vez um alpinista belga, que estava muito próximo a mim no Everest, ficou. É super triste, mas você acaba sentindo mais ainda na hora que você vai embora sem a pessoa, que realmente ficou lá”, se emociona. “Você pára, presta uma homenagem e segue em frente”, completa Helena.

Experiências – Helena conhece Vítor Negrete e Rodrigo Rainiere através de um encontro que tiveram quando ela estava saindo do Aconcágua e eles estavam chegando, com algumas pessoas para escalar a via normal e depois fazerem a primeira tentativa de escalar a parede sul.

Helena já escalou a via ‘Polacos’ e a via normal do Monte Aconcágua. Nunca tentou a parede sul, pois ela demanda mais tempo. Ela conta que um estudo tem de ser feito antes de seguir para a escalada. “Eu não sei qual a estratégia que eles usaram para escalar a parede sul, mas eles fizeram um plano e o cumpriram a risca. Eles foram bem”.

Este texto foi escrito por: Camila Christianini

Last modified: janeiro 3, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure