Webventure

Helena Coelho vai guiar viagem de brasileiros ao Monte Elbrus


Refúgio Barrels na base do Elbrus (foto: Arquivo pessoal/ Helena Coelho)

No dia 18 de agosto um grupo brasileiro irá partir para a maior montanha da região européia, o Monte Elbrus, de 5.642 metros, na Rússia. A viagem será guiada pela montanhista Helena Coelho, colunista do Webventure, que em junho voltou da sua nona expedição ao Everest.

O grupo será de quatro a oito pessoas e os interessados devem pagar 2.450 euros (aproxiadamente R$ 6.871), por pessoa, o que inclui hospedagem em apartamentos duplos ou triplos em hotéis e em alojamentos para até seis pessoas, além de acompanhamento de guias, todas as permissões e registros exigidos pelo governo russo para a escalada, traslados, e refeições. O montanhista terá que arcar ainda com equipamentos de uso pessoal, passagens aéreas internacionais e locais, o visto russo, seguro viagem, passeios extras e despesas pessoais.

“O que exigimos de experiência anterior é que a pessoa tenha preparo para um trekking longo em região de montanha. O dia do ataque ao cume nós saímos às 3h da manhã e caminhamos por dez horas, na parte mais inclinada da montanha”, explicou Helena. Por motivos burocráticos da Rússia, de permissão e visto de entrada, a inscrição na expedição ao Elbrus precisa ser feita até no máximo 25 de julho.

Condições – A viagem acontece em pleno verão europeu, mas Helena avisa que mesmo assim as temperaturas podem ser negativas. “Geralmente não temos problemas com temperatura, mas com certeza será negativa no dia do ataque ao cume, porque sairemos de madrugada”, explicou a montanhista. A expedição começa a 3.800 metros, no refúgio Barrels. Os montanhistas vão passar um período de aclimatação, de subida e descida até um refúgio a 4.690 metros antes do ataque.

Essa será a segunda expedição ao Elbrus guiada por Helena Coelho, colunista do Webventure e montanhista de 53 anos que já foi oito vezes para o Everest e dez para o Aconcágua.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa