Helena começará comemorações no Rally Barretos (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)
A piloto Helena Deyama comemora 10 anos de rali em grande estilo neste ano. E para começar as comemorações, ela se prepara para competir no Rally Barretos, nos dias 14 e 15 de março, que será a abertura do Campeonato Brasileiro de Cross-country. O início da temporada marca também a estréia da parceria com a navegadora Adriana Parra.
“O início de ano é sempre cheio de planos e expectativas, muito trabalho e planejamento. A ansiedade é grande para a largada dos campeonatos. Este ano em especial, pelo fato de comemorar 10 anos de rali cross-country. É um orgulho representar as mulheres por uma década, enfrentando todas as dificuldades e vencendo desafios, afirmou ela.
Helena participará de sua terceira edição do Rally Barretos e elogia a prova, afirmando que seu nível técnico e condições a firmam no calendário brasileiro da modalidade. “É um tipo de prova que eu gosto, com muitas dificuldades técnicas, porém, muito prazerosa para pilotagem. O circuito é longo e misto, o que exige muita concentração para ser rápido e preservar o equipamento, diz Deyama, que correrá com sua L200 RS, preparada para a competição por Erley Ayala, chefe de equipe da Rally Brasil.
Fora das Trilhas – Longe dos obstáculos dos ralis, Helena Deyama é designer e trabalha cerca de 12 horas por dia em sua empresa, a Luart Studio. Eu faço o atendimento ao cliente, a concepção e criação de materiais como catálogos, logomarcas, anúncios e folders entre outros, a direção de arte, a produção gráfica e a administração da empresa em geral. O que mais me atrai é o desafio de criar peças novas e a maior satisfação é ver os materiais prontos e o reconhecimento dos clientes, relatou.
A piloto se divide entre seu trabalho na empresa, treinamentos diários na academia, competições e palestras voltadas ao público feminino, ainda muito pequeno dentro do ambiente off-road. “Pelo fato de ser uma piloto mulher competindo num meio masculino tive a iniciativa de transmitir minhas experiências para outras mulheres, não só no campo automotivo, mas em outras áreas da vida, para provar que todas as mulheres podem se tornar grandes vencedoras, explicou ela.
Helena ainda se prepara para realizar outro sonho, o de competir no Rally Dakar, que ela acompanhou a largada de perto na última edição, em Bueno Aires (AR).
“Além da paixão pelo esporte, meu objetivo foi conhecer de perto as equipes, os equipamentos de vistoria, os custos envolvidos. Tenho muitos projetos futuros, como participar do Dakar. Mas também criar atividades sociais ligadas ao automobilismo, correr numa equipe própria com apoio oficial do fabricante, entre outros. Mas o Brasil ainda não tem a cultura do automobilismo e muito menos do rali desenvolvida, por isso, dificulta a realização de muitas coisas, mas nada é impossível, disse Deyama.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 8, 2009