Atual campeão mundial de Maratona MTB, o brasileiro Henrique Avancini, da Cannondale Factory Racing, conquistou neste sábado (27) o tricampeonato da Brasil Ride, a principal ultramaratona de mountain bike das Américas, ao lado de seu companheiro de equipe, o alemão Manuel Fumic. A dupla venceu a etapa decisiva, de 44 km de extensão, em 1h39min26seg. O pódio do dia teve o português Tiago Ferreira e o holandês Hans Becking, da DMT Racing Team, com tempo de 1h40min40seg, confirmando o vice-campeonato de 2018, e os brasileiros Lukas Kaufmann e Sherman Trezza, da Cannondale Brasil Racing, em 1h41min02seg.
“Essa conquista é especial por vários motivos. Primeiro que é a cereja do bolo de um ano de uma temporada fantástica, que foi dos sonhos. Vencer a Brasil Ride, prova especial para mim, é uma motivação extra. Ser o segundo tricampeão da elite masculina, com o Jiri Novak, meu parceiro de 2017, além de vencer ao lado do Manuel Fumic, um cara muito importante para minha carreira. Buscávamos uma vitória juntos há algum tempo, mas nunca conseguimos sacramentar um resultado desses juntos”, comemorou Avancini.
“Ainda bem que minha filha Liz vai nascer no início de 2019, para ver se consigo bater as expectativas para a próxima temporada. Se fosse em 2018, seria algo especial demais. Deus deixou o nascimento dela passar um pouquinho para o próximo ano, para que eu inicie com mais gás ainda”, complementou Avancini.
Campeão em sua primeira participação na Brasil Ride, Manuel Fumic avaliou a etapa e comentou a alegria de ser campeão com seu parceiro. “Foi uma prova decisiva muito intensa. Não esperava isso, porque era uma etapa de 44 km com uma diferença confortável para o Tiago e o Hans, e acreditava que eles não nos atacariam. Eles tentaram tudo, foi uma corrida rápida demais. Chegamos algumas vezes bem próximos de perder o contato com eles, mas nunca desistimos e no final é emocionante para mim, vencer uma prova tão grande como a Brasil Ride ao lado do Henrique”, disse Fumic.
“Estou orgulhoso e emocionado, mas também acho incrível vencer ao lado dele. Recebemos muito apoio dos torcedores e do nosso suporte no Brasil. É inacreditável ver o apoio que o Avancini tem aqui”, destacou o alemão. “A pressão agora passou. Nesta manhã eu estava um pouco nervoso, mas agora garantimos a camisa amarela e estou mais do que orgulhoso”, finalizou Fumic.
Além do segundo pódio consecutivo, Lukas Kaufmann e Sherman Trezza garantiram o título das Américas. “Lutamos por este pódio durante toda a semana e nesta sexta-feira (26) finalmente conseguimos e hoje (sábado) conseguimos repetir a dose. Quarta colocação geral e a camisa branca assegurada. Muito feliz por isso”, disse Sherman. “Essa semana foi muito boa para nossa dupla. Fomos constantes e andamos em um nível próximo dos líderes. Em momentos difíceis nos ajudamos e mantivemos a equipe motivada”, definiu Lukas.
Elite feminina – Na disputa feminina, as espanholas Sandra Santaynes e Anna Ramirez, de Olympa / Esteve Team, garantiram o título sem grandes sustos neste sábado, chegando na segunda colocação, apenas um segundo à frente de Viviane Favery e Marcella Toldi, da Cannondale Women Brasil, terceira colocadas do dia. O lugar mais alto do pódio na última etapa foi da portuguesa Ilda Pereira e espanhola Mayalen Noriega, da Casa Myze Team, em 2h12min53.
Para Sandra Santaynes, a Brasil Ride teve um gosto mais do que especial, uma vez que fez sua despedida como ciclista profissional. “Muito feliz por me aposentar no esporte e conquistar este título aqui na Bahia. Me falta palavras nesse momento”, emocionou-se Sandra. “Esta foi minha segunda participação nesta ultramaratona. A primeira, na Chapada Diamantina, que era um traçado mais técnico, e agora na região do litoral, mais divertido e definitivamente é uma prova que me agrada”, complementou.
“Ganhar aqui no Brasil para mim era impensável. Não consigo acreditar”, contou Anna Ramirez. “Feliz porque não imaginamos ganhar a ultramaratona. Mais contentes porque tivemos problemas sérios na segunda etapa e contamos com o apoio do Suporte Neutro da Shimano para consertar problemas em nossas bikes. A Specialized também nos ajudou em termos de bicicleta e graças a eles estamos aqui”, analisou Anna.
Melhores das Américas – Na disputa de melhor equipe das Américas, a parceria entre Viviane Favery e Marcela Toldi também conseguiu administrar o título na sétima e última etapa da prova. “Estou muito emocionada, com esse vice-campeonato geral e a camisa das Américas. Há sete dias atrás não tínhamos favoritismo, nem para brigar pelo título geral, nem pela camisa azul clara. Controlamos o ritmo e Mati e eu e fomos bem sucedidas. Respeitamos a prova, o percurso e o equipamento. Foi desgastante, cansativo, mas conseguimos”, vibrou Vivi.
Top 5 final:
Masculino:
1-Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (GER) -21h07min54seg
2-Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (NED) – 21h13min13seg
3-Alexey Medvedev (RUS) / Francesco Failli (ITA) – 21h25min09
4-Lukas Kaufmann (BRA) / Sherman Trezza (BRA) – 21h31min46
5-Sebastian Fini (DIN) / Martins Blums (LAT) – 21h36min45
Feminino:
1-Sandra Santanyes (ESP) / Anna Ramirez (ESP) – 28h19min53seg
2-Viviane Favery (BRA) / Marcella Toldi (BRA) – 28h51min00
3-Paula Gallan (BRA) / Franciele Almeida (BRA) – 29h29min20seg
4-Ilda Pereira (POR) / Mayalen Noriega (ESP) – 29h49min40seg
5-Ivonne Kraft (GER) / Agnes Naumann (GER) – 31h19min50seg
Campeões das demais categorias:
Américas Masculino – Lukas Kaufmann (BRA) / Sherman Trezza (BRA) – 21h31min46
Américas Feminino – Viviane Favery (BRA) / Marcella Toldi (BRA) – 28h51min00
Master – Edson Luis Corradi / Luis Flávio Moura de Castro – 25h28min14
Dupla Mista – Lyne Bessette (CAN) / Thiago Drews Elias (BRA) – 27h08min05seg
Grand Master – Pablo Rodrigues (ARG)/Raul Navarro (VEN) – 28h57min19seg
Nelore – Regivaldo Marques Moreira / Robson Mendes – 31h45min48seg
Corporativa – Enrico Sampaio Julio / Rodrigo Fuganti / Wagner Mendes – 25h05min48
Vencedores etapa a etapa:
Masculino
Etapa 1 – Sebastian Fini (DIN) / Martins Blums (LAT)
Etapa 2 – Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (NED)
Etapa 3 – Sebastian Fini (DIN) / Martins Blums (LAT)
Etapa 4 – Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (GER)
Etapa 5 – Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (NED)
Etapa 6 – Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (GER)
Etapa 7 – Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (GER)
Feminino
Etapa 1 – Jaqueline Mourão (BRA) / Cindy Montambault (CAN)
Etapa 2 – Jaqueline Mourão (BRA) / Cindy Montambault (CAN)
Etapa 3 – Jaqueline Mourão (BRA) / Cindy Montambault (CAN)
Etapa 4 – Sandra Santaynes (ESP) / Anna Ramirez (ESP)
Etapa 5 – Viviane Favery (BRA) / Marcella Toldi (BRA)
Etapa 6 – Sandra Santaynes (ESP) / Anna Ramirez (ESP)
Etapa 7 – Sandra Santaynes (ESP) / Anna Ramirez (ESP)
Last modified: outubro 29, 2018