Foto: Pixabay

Heptacampeão analisa Classe S40 da Ilhabela Sailing Week

Redação Webventure/ Vela

Ramos acredita que não tem muitas chances em 2010 (foto: Divulgação/ Carlo Borlenghi)
Ramos acredita que não tem muitas chances em 2010 (foto: Divulgação/ Carlo Borlenghi)

O comandante Eduardo Souza Ramos já é experiente na Rolex Ilhabela Sailing Week. Heptacampeão do evento, o brasileiro mais uma vez participará da prova, que acontece entre os dias 17 e 24 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (SP). Competindo com o veleiro Pajero na S40, Ramos acredita que a classe será muito disputada.

“O Carioca do meu amigo Roberto Martins é o mais bem treinado de todos os brasileiros, está andando forte e com uma garotada do Rio de Janeiro extremamente capaz, liderada pelo Henrique Haddad, o Gigante. O Torben Grael, do Mitsubishi, chega sempre na última hora, mas tem uma capacidade técnica fantástica. Do Chile, a tripulação do Celfin Capital contará com o conhecimento de Lars Grael”, analisou.

Além dos atletas nacionais, Eduardo não se esqueceu dos veleiros argentinos. Mesmo não sabendo exatamente como estão os barcos dos estrangeiros, o comandante acredita que eles também virão fortes. Como exemplo, Ramos lembrou suas duas ultimas participações em provas internacionais, quando perdeu os confrontos para os ‘hermanos’. Desde então, inclusive, o brasileiro não competiu mais, o que o faz acreditar que não tem muitas chances de vitória.

“Por problemas profissionais, estou sem velejar desde novembro, quando competi na Argentina. Estou absolutamente destreinado e vou ter dois dias, sexta e sábado, para andar com a equipe em Ilhabela e pegar um pouquinho de ritmo. Acho que a minha tripulação, desta vez, vai ter de me carregar nas costas”, explicou o comandante, que em 2009 ficou com a segunda colocação na classe S40, atrás do argentino Cusi 5.

Sucesso – Apesar de não acreditar na vitória do Pajero, o heptacampeão está feliz pelo sucesso e crescimento da Classe S40. Segundo Eduardo, o nível que a categoria atingiu superou suas expectativas.

“É a primeira vez que teremos num campeonato nove veleiros puramente de regata, com mastros de carbono, que andam rapidíssimo e têm tripulação formada por velejadores de padrão olímpico. Nem no Campeonato Mundial de Oceano, realizado há algum tempo, conseguimos reunir mais do que três barcos iguais. Este era um sonho que eu tinha e que vou conseguir ver agora realizado em Ilhabela”, afirmou.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 14, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure