Foto: Pixabay

História e belezas no Circuito Vale de Aventuras de Cicloturismo

Redação Webventure/ Biking

Cicloturismo em Ibirama e Presidente Getúlio (foto: Divulgação/ Turismo de Ibirama)
Cicloturismo em Ibirama e Presidente Getúlio (foto: Divulgação/ Turismo de Ibirama)

Dois municípios em Santa Catarina são palco de belas paisagens, muita cultura, história envolvida no Circuito Vale de Aventuras de Cicloturismo. Ibirama e Presidente Getúlio estão a cerca de 230 quilômetros de Florianópolis e são locais ideais para quem busca uma viagem de cicloturismo confortável e recheada de atrações.

Cada cidade tem quatro circuitos cada, geralmente na parte rural da região, onde são aproveitadas as longas estradas de terra e as belezas naturais que circundam o local. Todo o percurso é sinalizado e guiado por planilhas, que são entregues logo no início do passeio.

Em Ibirama, o roteiro tem 113 quilômetros e em Presidente Getúlio são 182km; ambas as viagens começam no centro das cidades. Cada cicloturista receberá uma espécie de passaporte no qual serão colados adesivos em locais pré-determinados nas planilhas. Por estarem localizadas em vales, o percurso, além das estradas, terá subidas e descidas por morros, com níveis de dificuldades diferenciados.

Uma volta na história – Ambas cidades passaram por fortes colonizações de alemães, italianos e suiços, e os traços dessa colonização podem ser vistos ao longo da cicloviagem. A cultura européia ainda é muito presente nas famílias que morarm na região rural dos municípios.

Durante o pedal, o turista poderá aproveitar a gastronomia típica, como a Truta, a Tilápia frita com pão caseiro e o Frischtick (lanche) em um restaurante colonial. Entre as opções de hospedagens, hoteis, pousadas e até mesmo camping no pé das serras são ótimas dicas.

Cercada por áreas intocadas da Mata Atlântica, o percurso conta com várias nascentes de águas cristalinas, rios e belas cachoeiras. Além do passeio de bike, o local conta com atividades de aventura, como rapel, rafting, voo livre e trekking.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 20, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure