Troller T5 durante a inspeção alfandegâria hoje (foto: Miguel Costa Jr.)
17/12/99 – A equipe Hollywood Troller, que fará sua estréia no Rally Paris Dakar Cairo 2000, embarca seus carros neste sábado (18/12) em Fortaleza, rumo ao grande desafio. Os quatro jipes Troller T5, fabricados no Ceará, seguirão para Bracelona, local escolhido para os preparativos finais dos carros e carregamento das peças de reposição
nos caminhões de apoio. De lá viajam para Paris, onde acontece a vistoria técnica dia 28/12.
A expectativa é grande para a estréia. Os quatro Troller T5 irão competir na categoria T3, destinada aos modelos preparados, com até 1 000 unidades de fabricação. Esta será a primeira vez que uma equipe brasileira disputa essa categoria, considerada a elite do Rally.
Segundo lista final de inscrições divulgada pela Thierry Sabine Organization (TSO), organizadora da prova, o rali contará com 144 carros, dos quais 77 na categoria T3, 22 na T2 e 33 na T1.
A Hollywood Troller é a quinta maior equipe inscrita na prova na categoria carros, que detém 75% de marcas japonesas (Toyota, Nissan e Mitsubishi) por ordem, a quarta é a Mercedes-Benz. Também competem nessa categoria: Land Rover, Ford, Renault, Jeep Chrysler, Kia, Suzuki, Chevrolet, Seat, entre outras.
“A responsabilidade é grande. Estaremos andando na categoria mais disputada e essa será nossa primeira participação na prova. Mas a equipe está muito unida e motivada. Nosso objetivo é chegar ao Cairo, destino final do Rally, provando a competência de um carro nacional, com a satisfação de integrar uma equipe genuinamente brasileira. Isso será um grande feito para nós”, disse Cacá Clauset, coordenador do projeto, que também embarca no sábado para acompanhar os carros.
No total serão embarcados 11.000 quilos de carga (entre carros e peças de reposição) no Boeing DC10-30 Cargueiro Varig, que tem capacidade para 72.800 quilos ou 436 metros cúbicos de carga.
A equipe Hollywood Troller é composta pelas duplas: Cacá Clauset/piloto e Amyr Klink/navegador; Reinaldo Varela/piloto e Alberto Fadigatti/navegador; Roberto Macedo/piloto e Marcos Ermírio de Moraes/navegador; Arnoldo Junior/piloto e Galdino Gabriel/navegador, todos fazendo sua estréia no Paris-Dakar.
Depois da vistoria técnica em Paris dia 28 de dezembro, os veículos seguirão de navio para Dakar, de onde largam dia 06/01/2000 com destino ao Cairo (Egito), onde o Rally será encerrado, em 23 de janeiro, aos pés das pirâmides.
O Rally cruzará a África de Oeste a Leste, atravessando 6 países (Senagal, Mali, Burkina Faso, Niger, Líbia e Egito), num total de 11.000 km de percurso, 17 etapas, 7.000 km de especiais e 4.000 km de deslocamento. Será o rali mais longo de todos os tempos e com o
maior número de competidores. Pela primeira vez, mais da metade do percurso será no deserto.
Este texto foi escrito por: Meg Cotrim
Last modified: dezembro 17, 1999