Depois de correr por dois anos sozinho, o piloto brasileiro Maurício Fernandes anuncia que vai participar do rali Paris-Dakar-Cairo 2.000 na equipe Honda Brasil. Ele pretende competir na categoria “Super Produção”, para motos de até 400 cilindradas, com a XR 400. Fernandes, de 28 anos, acertou recentemente os detalhes da parceria com a marca japonesa e terá, inclusive, motos para treinamento no Brasil.
Fernandes correu o Dakar usando motos austríacas KTM. Na sua primeira participação, em 98, sofreu grave acidente e teve que extrair o baço. No ano seguinte, em 99, entrou para o seleto grupo de pilotos que conseguiram chegar a Dacar, completando o maior rali do mundo.
A equipe Honda Brasil (nome provisório) deve ter ainda a participação de um outro piloto, Luiz Mingione, do Departamento de Desenvolvimento da fábrica de motocicletas no país. Mingione já participou várias vezes do Rali Internacional dos Sertões e de provas no Japão. É a quarta equipe brasileira a confirmar presença.
O Dakar-Cairo 2000, com recorde de participação de brasileiros, vai ter 90% de roteiro inédito, atravessando seis países africanos (Senegal, Mali, Burkina Faso, Níger, Líbia e Egito). A largada está prevista para o dia 6 de janeiro, em Dacar, e a chegada dos competidores, dia 23 de janeiro. Serão cerca de 10 mil km de aventura pelos desertos do Saara e Tenéré.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 2, 1999