Hugo encara seu 3º Iron Biker Itália (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)
O atleta Hugo Prado Neto parte para a Itália em busca de um sonho e de um grande embate: participar do Iron Biker Itália, vencer a prova e bater o tcheco Sibl Radoslav, pentacampeão da prova. Serão mais de 22 mil metros de desnível, mais de 660 quilômetros em 8 dias de competições nos Alpes Itálo-franceses, na região de Piemonte na Itália.
O maior motivo da minha ida foi o incentivo e o carinho da maneira como sou tratado pelos organizadores da corrida. Eu fui convidado para tentar bater o Sibl Radoslav. Para mim, ele é um dos melhores atletas de ultramaratona do mundo. A idéia do pessoal do Iron é que alguém o vença, e em 2007 cheguei pertíssimo disso, contou Hugo, único latino americano a subir ao pódio da prova, com a 3ª colocação, em 2006.
A competição dura sete dias e tem um volume excessivo de quilômetros, sendo extremamente desgastante em subidas, que chegam a mais de 60 quilômetros de extensão, e descidas, com mais de nove mil degraus. O Iron Biker acontece de 25 de julho a 1º de agosto.
Hugo, que já participou duas vezes da prova, ressalta que o desgaste mental é, talvez, maior que o físico, e que seus treinamentos envolveram dias seguidos de treinos doloridos em montanha, treinos fortes no dia seguinte a competições que fez no Brasil.
Acredito que o físico eu já tenho, apenas aumentar e fazer dias seguidos com volume alto pegando montanha. Mas meu treino está sendo muito mais mental. Eu subo a montanha e começo e sentir dor ou ficar em pé e falo pra mim mesmo No Iron é 60 vezes pior e se você resolver voltar pra trás demora mais. Faço uma corrida de cross-country e falo No Iron vai demorar mil vezes mais pra acabar, a dor vai ser bem mais longa. Dormir na tenda que simula altitude é também uma prioridade, vou dormir nela 4 semanas seguidas a 2.300m de altitude, contou o atleta.
Para vencer Sibl, Hugo já tem uma estratégia traçada. Ele garante que o fraco do seu oponente são as descidas, na qual tirou grande vantagem em sua última participação, diminuindo a diferença entre eles de sete minutos para 15 segundos. E para garantir seu desempenho, ele contará com uma nova bike Specialized, que é full-suspension, porém mais leve que as usuais. Muitos atletas vão ao Iron da Itália e nunca mais querem voltar, conta ele, sobre o grau de exaustão que terá de enfrentar
Após a prova na Itália, Hugo Prado Neto segue pra a Suíça onde dará uma clínica para ciclistas e triatletas de diversos países.
Este texto foi escrito por: Webventure