Foi disputado nesta manhã na pista de atletismo do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães o I Meeting Marcio Milan.
O evento organizado pela Gayotto de Luca foi uma confraternização entre os atletas treinados pelo técnico de atletismo Wanderlei de Oliveira que competem pelo Pão de Açúcar Club e pelo Run for Life Road Runner.
Cerca de 180 atletas estavam a postos às 6 horas para o alongamento e aquecimento para as quatro baterias de 3 km.
Os atletas foram divididos em baterias por nível de performance, ou seja, às 6:30hs foi disputada bateria entre aqueles que tinham tempo inferior a 25 minutos; às 7:00 horas para os que percorriam a distância entre 16 e 13 minutos; às 7:30 horas os com o tempo estimado entre 13 e 10 minutos e para finalizar os atletas de ponta que correm a distância em menos de 10 minutos.
Além de ser uma confraternização, a prova serviu como homenagem para Marcio Milan, 52, ultramaratonista e Diretor de Comercialização do Grupo Pão de Açúcar.
Segundo o técnico Wanderlei de Olivera:
“Marcio Milan é o homenageado por ser um exemplo de determinação a ser seguido”.
Milan, é um executivo que dá expediente de 12 à 14 horas diárias e antes de começar a correr era sedentário e fumante. Depois que passou a correr e alterar seus hábitos começou a encarar desafios.
Em 1997 tornou-se o primeiro brasileiro a completar a ultramaratona Comrades Marathon (89Km), façanha que depois repetiu-se por três vezes.
Atualmente, é o brasileiro que mais vezes completou essa difícil prova detendo quatro medalhas.
No entanto, a Comrades foi só o início, em 1998 após receber um convite do empresário João Paulo Diniz para correr o Ironman de Porto Seguro, aceitou e, em apenas dois meses aprendeu a nadar (!) e completou seu primeiro Ironman.
Em 1999 a prova escolhida foi a seletiva Swiss Alpine Marathon (78,5 Km), depois vieram participações nos Campeonatos Mundiais de Ultramaratona (100 Km) disputados na França..
Marcio Milan, além de encarar seus próprios desafios, apoia e incentiva outros a buscarem os seus. Foi o que aconteceu com o corredor e triathleta do Pão de Açúcar Club conhecido por “Chiquinho da Mandioca”.
Em suas últimas férias no mês passado, Chiquinho com incentivo de Milan, topou, encarou e completou o desafio de ir de São Paulo visitar sua família em São Luis do Maranhão. Detalhe: de bicicleta….
Este texto foi escrito por: Harry Thomas