O Núcleo de Educação Ambiental-NEA/SP realizou em novembro o Encontro de Educação Ambiental do Ibama no Estado. O evento aconteceu na Flona de Ipanema, que fica fica a 125 quilômetros de São Paulo, próximo à Sorocaba. O objetivo foi o fortalecimento da educação ambiental promovida pela gerência estadual.
Segundo a coordenadora do evento, Márcia Jovito, o encontro discutiu formas de elaboração de projetos e dedicou atenção especial às maneiras de obtenção de recursos para financiamento das ações.
Jovito explicou as dificuldades para financiamento de projetos ambientais. Uma forma de garantir os recursos dos órgãos fomentadores é estabelecer boas parcerias, como os trabalhos voltados para populações tradicionais e de assentados rurais no entorno de unidades de conservação paulistas, explicou.
Segundo ela, parte da verba aplicada veio do FNMA, do PDA da Mata Atlântica e do CNPq, graças às parcerias com universidades, institutos de pesquisa e órgãos públicos. No encontro, esses casos foram estudados e colocados como parâmetros para outros que não obtiveram o mesmo sucesso.
No fim do encontro, os participantes redigiram também uma carta-proposta que será encaminhada ao presidente do Ibama, à Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEAM) e à gerente executiva estadual. A carta pede principalmente a priorização da educação ambiental no Estado, a criação de uma rede para troca de informações bem como a garantia de orçamento para as atividades da área.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 6, 2005