Uma expedição científica e conservacionista composta por especialistas do Ibama, da Universidade de Brasília, da Conservation International e da organização Pesquisa e Conservação do Cerrado-parte no próximo dia 29 para a região do Jalapão, no Tocantins. Considerada como uma das três áreas prioritárias para a conservação do Cerrado brasileiro devido à sua biodiversidade, a região foi pouco estudada até hoje.
Durante os quinze dias de expedição serão feitas avaliações ecológicas da fauna e flora e levantamento do patrimônio espeleológico para a elaboração de projetos ambientais no Jalapão. Também serão realizados documentários em vídeo e levantamento fotográfico. Os resultados das pesquisas serão publicados em revistas científicas.
O Jalapão engloba cerca de trinta municípios entre os Estados do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. Entre as cidades mais próximas à área onde será realizada a expedição estão Mateiros, Ponte Alta, Dianópolis e São Félix do Tocantins. Já descoberta para esportes de aventura, a região é cenário de etapa do Rally dos Sertões, o maior da América Latina.
No ano passado, o governo do Estado de Tocantins criou a Área de Proteção Ambiental-APA e Parque Estadual do Jalapão com o objetivo de ordenar o turismo na área.
Este texto foi escrito por: Webventure