Aluna recebe óculos (foto: Instituto Brasil Solidário)
Começou no dia 23/10, em Goiânia (GO), a 3ª etapa do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola (PDSE), e a finalização da Ação Social do Rally dos Sertões, operacionalizado pelo Instituto Brasil Solidário. São 11 os voluntários envolvidos nas atividades das áreas de saúde, meio ambiente, artes, inclusão digital e educação. Esta visita tem a duração de dois dias em cada uma das comunidades.
No primeiro dia, os voluntários realizaram a primeira entrega dos óculos aos pacientes examinados na etapa II, em agosto. Em junho, a equipe capacitou professores para a triagem do público, para exames durante a Etapa II. Nesta ocasião, as pessoas foram consultadas por oftalmologistas e aparelhos médicos da Opto Eletrônica e Apramed, adaptados para montagem em sala de aula, todos tiveram a oportunidade de escolher sua própria armação de óculos, entre modelos infantis, adultos, masculinos e femininos.
Na manhã do primeiro dia, todos os que apresentaram alteração ocular participaram de uma palestra educativa sobre uso e cuidado com os óculos. Em seguida, receberam um folheto explicativo especialmente impresso e os óculos, com armação Tecnol e lentes AR-Tech.
Jarbas Castro, presidente da Opto Eletrônica/AR-Tech, participou da entrega de todos os óculos em Goiânia. Com todas as dificuldades que existem para fazer coisas no Brasil, é gratificante ver de perto um projeto como este, dando certo e com resultados. A Opto se orgulha de fazer parte deste time.
Além da área oftalmológica, as demais atividades aconteceram ao longo dos dois dias: oficina de brinquedos e de instrumentos musicais com material reciclável, oficina de papel, atendimentos odontológicos, exames ginecológicos e montagem do viveiro.
O Colégio Estadual Major Oscar Alvéolos apresentou ainda diversas manifestações culturais de alunos, emocionando todos os visitantes. Os destaques ficaram para o envolvimento dos alunos com a mostra de materiais e jornal, organização e uso da biblioteca, artes com reciclado e a ampliação do programa ambiental.
Em Goiânia, nesta fase foram realizados: 25 atendimentos odontológicos, 31 coletas de papanicolau/ procedimentos ginecológicos e foram entregues 58 óculos. De Goiânia, a equipe segue para Minaçu, no norte do Estado, onde dará continuidade às atividades na Escola Municipal Walter Barbosa. O CEMOA já deixa saudades.
Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário