Exposição de fotos na escola (foto: Instituto Brasil Solidário)
Agora na Bahia, os voluntários do Instituto Brasil Solidário trabalharam nos dias 5 e 6/11 na comunidade de Canudos Velho, finalizando as atividades do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola (PDSE) de 2007. No local onde fica o povoado aconteceu a Guerra de Canudos no final do século XIX entre as tropas republicanas e os seguidores de Antônio Conselheiro.
Na Escola Municipal Alto Alegre – assim como nas demais atendidas pelo PDSE 2007 – foi montada uma exposição fotográfica. Todas as fotos foram tiradas pelos fotógrafos Ana Elisa e Luis Salvatore, idealizadores do Instituto Brasil Solidário. Nosso trabalho é valorizar a cultura do interior do país. Esta exposição não só retrata a alma destas pessoas, como também é um presente do Instituto para estas comunidades que nos recebem de braços abertos, comentaram.
As exposições, que ficam para as cidades, fazem parte de um conceito de reconhecimento da cultura regional de todos os lugares visitados. Além de imagens dos trabalhos sociais são expostas fotografias sobre a natureza, arquitetura e cotidiano dessas comunidades. Com painéis de uso profissional, montados pelo laboratório InstanColor, de São Paulo, a exposição poderá ter uma grande durabilidade e ser vista por muitas pessoas que visitam o local.
Nesta etapa, todas as escolas atendidas pelo PDSE/2007 estão recebendo uma câmera fotográfica da Mirage, nova parceira do IBS. O objetivo é estreitar e manter o relacionamento a distância com todas as instituições atendidas, mesmo depois de finalizada a implantação de todo o programa ao longo de um ano.
Uma das conquistas do Instituto também foi a aquisição de duas bicicletas da marca Sundown. O antigo sonho de dois moradores de Canudos Velha que, pela realidade local, nunca puderam ter uma bike, foi realizado nesta etapa.
As bicicletas foram entregues aos jovens Quinha e Jackson, de 13 e 14 anos. Conhecemos estes dois amigos quando tinham apenas seis anos de idade, em 2000. Estamos muito felizes, pois a cada ano de trabalho conseguimos conquistar mais parceiros que acreditam no Brasil e em nossas ações, diz Ana Elisa.
Os voluntários observaram ainda, com alegria, a utilização do “Parquinho Infantil de Canudos Velha”, doado na Etapa II. Os jovens também puderam participar de uma oficina de música, com os profissionais Victor Reinas, Bruno Menegatti e Antônio da Silva Anselmo, o Gobira, que ensinou sobre a arte da construção de gaitas ou pífanos.
Em Canudos, nesta etapa foram realizados na área médica 30 atendimentos odontológicos, 55 coletas de papanicolau e foram entregues 46 óculos.
Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário
Last modified: novembro 8, 2007