Escalada pode fazer parte das Olimpíadas (foto: Arquivo Pessoal)
A escaladora Janine Cardoso, campeã brasileira de escalada em 2007, escreve sobre o reconhecimento do esporte pelo Comitê Olímpico Internacional. Um passo importante que aproxima o sonho de vários escaladores em ver o esporte nas Olimpíadas.
Em 10 de dezembro, o Comitê Olímpico Internacional (COI) concedeu reconhecimento provisório ao IFSC (International Federation of Sport Climbing).
O fato do IFSC centrar-se muito nos jovens foi citado como um fator determinante na decisão do COI.
A seguir, comentários do Presidente do IFSC, Marco Scolaris, sobre esta decisão: “Estamos gratos ao COI por esta recompensa que nossos atletas, nosso esporte e nossa Federação Internacional merece. É a celebração de um intenso ano, dedicado à construção de um esporte focado no jovem e na sua importância no mundo de hoje. Ser parte do Movimento Olímpico nos dá agora mais motivação para continuar o nosso trabalho.”
O IFSC foi criado em 27 de janeiro de 2007, quando 48 federações (incluindo o Brasil) votaram por unanimidade na criação da nova Federação Internacional, mais independente da UIAA (União Internacional de Associações de Alpinismo), para organizar a escalada de competição.
O IFSC contabiliza hoje 72 federações ativas nos cinco continentes e é membro da ‘International World Games Association’. A escalada esportiva esteve presente no World Games de 2005 e voltará a figurar nos Jogos de 2009.
Algo que um dia foi utopia, após muito trabalho e fé, está tornando-se realidade.
Este texto foi escrito por: Janine Cardoso
Last modified: dezembro 21, 2007