O Brasil é um dos países com o maior número de católicos no mundo, não é a toa que também dispõe de um grande número de belíssimas igrejas, algumas são tão impressionantes devido à arquitetura e decoração, que ultrapassam o fator religião e acabam se tornando dignos pontos turísticos de importância não só histórica, como também cultural.
O Webventure listou algumas das igrejas espalhadas pelo país que valem a visita, dá uma olhada:
- Igreja e Convento de São Francisco (BA)
Um dos conjuntos mais impressionantes do Brasil, a igreja e convento São Francisco fica em Salvador, na Bahia. Se por fora já é bonito, imagine o interior todo decorado em ouro. A igreja foi construída em 1805, estima-se que tenha sido usada uma tonelada do metal, além de quase 55 mil azulejos pintados que mostram a vida de São Francisco.
- Catedral de Brasília (DF)
O local é um dos projetos mais famosos do arquiteto Oscar Niemeyer e é dedicado à Nossa Senhora Aparecida. O lugar chama a atenção pela arquitetura não convencional pelo lado de fora e pelos amplos espaços e pelos vitrais que deixam entrar a luz do sol, criando um espetáculo de cores do lado de dentro.
- Igreja de São Francisco da Penitência (RJ)
Sua construção sofreu inúmeras interrupções, e foi de 1657 a 1733, por dentro sua decoração é toda dourada com seu revestimento de folhas de ouro, no altar principal, as imagens de São Francisco de Assis e do Cristo Seráfico parecem mover-se. A Igreja fica no centro do Rio de Janeiro e é bastante conhecida pelas obras de Francisco Xavier de Brito – mestre de Aleijadinho.
- Mosteiro de São Bento (SP)
Além da beleza arquitetônica do local, o mosteiro também é bastante visitado devido aos concertos de canto gregoriano e o brunch realizado no último domingo de cada mês, em que as portas do refeitório são abertas para que os visitantes experimentem iguarias feitas pelos próprios monges. O Mosteiro de São Bento fica no centro da capital paulista.
- Igreja de São Francisco de Assis (MG)
Também chamada de Igreja da Pampulha, a construção também é obra do arquiteto Oscar Niemeyer, só que desta vez em Belo Horizonte. Além de os jardins serem obra de Burle Marx, o lugar exibe painéis do famoso artista Cândido Portinari. Quando foi construída, as linhas curvas eram tão “inusitadas” que as autoridades eclesiásticas não permitiram, por muitos anos, a consagração da capela devido ao seu formato.
6.Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar (MG)
Ela foi construída no século 17 durante o ciclo do ouro brasileiro e está entre as mais conhecidas e visitadas igrejas do Brasil, estima-se que seu interior tenha sido feito com mais de 400 kg de ouro. O local reúne diversas obras do estilo barroco.
7. Igreja Nossa Senhora da Candelária (RJ)
A Igreja de Nossa Senhora da Candelária recebe centenas de turistas todos os dias, também por estar localizada em meio a uma série de pontos de interesse cultural da capital carioca. O local é também considerado um dos principais cartões postais da cidade, ele foi construído no estilo neoclássico por um casal espanhol, em homenagem a Nossa Senhora da Candelária.
Inscreva-se para o Brasil Ride!