Webventure

III Tour MTB Biker Trial 2000 – Brasil 500 anos

Um grande desafio. Assim pode ser descrita a minha participaçao e da minha equipe de bike no III Tour mtb Biker Trial 2000/Brasil 500 anos. O percurso englobou 3 estados (Goiás, Minas Gerais e São Paulo) tendo sua largada da Capital do país (Brasilia-DF) no dia 06/01/2000 e chegada na Cidade de Praia Grande (litoral Sul de SP via Vale do Ribeira), no dia 22/01/2000.

Objetivo – O projeto foi elaborado em comemoração aos 500 anos do descobrimento e teve como principal objetivo fotografar e registrar com exclusividade os diversos contrastes de vida,fauna e flora. Também deveriam ser registrados os fatores culturais destas regiões brasileiras. Posteriormente serão feitas exposiçoes em prol a campanhas de benefício social ou solidário.

Os atletas que participaram deste desafio foram: Luiz Oscar (Transbrasa/Alfameq/Skill Way Bike); Luiz Henrique (Alfameq/Verde MarFM/Skill Way Bike/Bravesa) e Evandro dos Santos (iniciante no mtb)patrocinado pela Alfameq e Ciclo Praia Grande.

Juntos percorreram os 1.600 quilômetros, a maior parte por asfalto e trilhas de paisagens exuberantes e de tirar o fôlego. Foram 18 dias de muita determinação, adrenalina, altas temperaturas (30 a 40 graus durante o dia) e ao anoitecer outro contraste marcante (7 a 12 graus)em muitos pontos da rota.

Adrenalina – Momentos marcantes nos Cerrados goiano e mineiro, quando deparamos com a Serra do Rondon (MG). Lá, encaramos mais de 30 quilômetros em um verdadeiro “Night Bike Aventura” com subidas em um nivel na escala “extreme” e com uma temperatura na média de 12 graus.

Sentir mais frio seria impossivel pois grande era o esforço para alcançar o cume. Uma sensação de vitória superou todo aquele cansaço do dia. A descida foi espetacular, sem muita visibilidade e também sem iluminaçao suficiente, já que os faróis de hellogen estavam fracos.

Era hora de pedir aquela proteção a Deus e encarar. Com uma velocidade em torno dos 65 a 70 quilômetros por hora, fazíamos ultrapassagens fantásticas, sempre com muita destreza e segurança.

Chegando à capital – Uma lua cheia magnífica nos ajudou a visualizar o trecho. Fica mais fácil se orientar através do reflexo da luz na estrada do que em uma noite sem lua. Após atravessarmos boa parte do estado de Sao Paulo, via rodovias Anhanguera e Banderantes (subindo bom pedaço do Pico do Jaraguá), atingimos o centro urbano da capital paulista.

Nos deslocando logo em seguida em direção a Taboão da Serra (Zona Leste), depois Itapecirica da Serra, Sao Lourenço da Serra (BR 116), em pleno Alto do Vale do Ribeira, onde acampamos.

Dever cumprido – No dia seguinte descemos por um percurso sinuoso e desfavorecido da (SP55), uma estrada sem estrutura, acostamento abandonado, até mais ou menos as proximidades da cidade de Ana Dias. Nesta cidade há lugares de extrema beleza ecológica, os chamados Poços (eu pessoalmente cheguei a contar 12, acredito existiresm muito mais a serem explorados).

Passamos por Peruíbe, onde se encontra a Estação Ecológica da Juréia-Itatins, um verdadeiro santuário verde. De lá para a cidade de Praia Grande eram mais 5 horas de pedal pelo asfalto, onde podemos finalmente relaxar e desfrutar um momento único, uma sensaçao de dever e objetivo cumpridos e prontos para mais outro desafio cada vez mais além dos nossos proprios limites.

Este texto foi escrito por: Luiz Oscar Ferreira