Deni do Nascimento é o campeão do Rally de Barretos 2011 (foto: Stepan Norair/ Webventure)
Direto de Barretos – A disputa acirrada que se viu no sábado (26) foi repetida neste domingo (27), na segunda especial das motos no Rally Barretos 2011. Ike Klaumann, que havia sido superado por Denísio do Nascimento, ficou com a vitória, mas não tirou a diferença de 40 segundos que o rival abriu no primeiro dia da prova no interior paulista. Assim, Denísio se sagrou campeão e levou o seu segundo título em Barretos.
Ainda se recuperando de uma grave lesão na mão direita rompeu os ligamentos em março do ano passado e teve que operar após o Rally dos Sertões -, o piloto não esperava a vitória. Fiquei até bem surpreso com o resultado, disse Denísio. Meu objetivo era voltar para começar a pegar ritmo, até por que minha mão ainda está em fortalecimento, estou fazendo fisioterapia, ainda sinto um pouco de dor, completou o experiente piloto.
O jovem Ike, de 24 anos, também estava satisfeito com o resultado, mas lamentou a sua primeira especial. Hoje (domingo) eu consegui imprimir um ritmo mais forte. Ontem eu poderia ter acelerado um pouco mais, afirmou o piloto, que conquistou o seu segundo vice em Barretos. Após participar da etapa de abertura do Brasileiro de Rali Baja, Ike pretende correr a competição inteira em 2011, mas também não descarta a sua presença no RN 1500, que abre o nacional de cross-country.
Já Denísio reconheceu que a disputa com Ike na categoria Super Production foi mesmo apertada. Eu e o Ike, a gente tem uma tocada bem parelha, e sempre é isso em prova que a gente participa. Ele é um ótimo piloto, comentou ele. Eu sabia que o Ike ia vir muito forte, e eu não poderia cometer erros. Então foi esse o meu objetivo, completou Denísio, também elogiando a organização do rali. Foi espetacular, a prova de Barretos é sensacional. E sempre tem essa pimentinha, que é a chuva e gera bastante desafio para a gente.
Trajeto mais liso – Diferente do que os próprio pilotos esperavam para a especial deste domingo, que foi no mesmo percurso que a de sábado com 115 quilômetros de trecho cronometrado -, o trajeto ainda tinha muita lama, o que tornou o piso até mais liso do que no primeiro dia. Denísio foi um dos que confiaram que o sol forte que faz em Barretos faria com que o piso melhorasse.
Achei que hoje ia estar mais seco, por os carros terem passado. Mas como nós largamos muito cedo (8 horas), não deu tempo. Eu optei por largar com os pneus de ontem e cometi um erro que quase me custou a prova. Estava muito mais liso que ontem por que os carros passaram e espalharam a lama, explicou Denísio. Os carros passando nas poças espalhou um pouco mais, ficou mais liso, mas eu preferi hoje. Acho que estava mais confortável para andar, opinou o vice Ike.
Com 32 anos, Denísio pretende que o título em Barretos seja apenas o primeiro de 2011, quando ele quer voltar a disputar todas as etapas do Brasileiro de Baja e de Cross-Country, do qual já é bicampeão (2008 e 2009). Esse ano eu coloquei como objetivo fazer os dois campeonatos, até para eu fazer um preparativo melhor para os Sertões, e chegar lá 100%, concluiu o piloto de Brusque (SC).
Na disputa dos quadriciclos, que têm a mesma programação das motos, o campeão do Rally Barretos 2011 foi Robert Naji Nahas. Vencedor da especial de sábado, ele foi um pouco mais lento que Munir Khalil Lebbos neste domingo, mas não o suficiente para desperdiçar a boa vantagem que havia conquistado.
Resultado acumulado final (extra oficial)
Motos
1) Denísio do Nascimento 2h54m18
2) Ike Klaumann a 10s3
3) Thiago Carino a 1min27s3
4) Julio Cesar (Bissinho) a 2min18s6
5) Ramón Sacilotti a 3min08s1
6) Guto Klaumann a 4min39s6
7) Aristides Mafra Jr a 4min46s1
8) Theo Lopes a 7min02s8
9) Georgio Caselani a 7min42s5
10) Andres Marcondes a 11min28s8
Quadriciclos
1) Robert Nahas 3h06min42s6
2) Munir Khalil a 3min38s8
3) Eresto Jun Watashi a 16min29s5
4) Valdir Aparecido do Amaral a 20min56s7
5) Rodrigo Varela a 22min38s8
6) José Mauro de Oliveira a 28min53s4
7) Charles Ercirio da Silva a 49min05s2
8) Sergio Klaumann a 2h01min20
9) Bruno Sperancini a 2h29min20
10) Bruno Beraldi a 2h47min23
Este texto foi escrito por: Rafael Bragança