Tripulação do illbruck: time foi líder durante toda a regata. (foto: Rick Tomlinson)
Considerada a maior regata do mundo, a Volvo Ocean Race (ex-Whitbread) terminou ontem (09/06) quase nove meses depois de partir de Southampton, na Inglaterra. A chegada foi em Kiel, na Alemanha, onde a tripulação do illbruck, de origem alemã, comemorou a vitória.
A festa para o primeiro barco alemão a vencer neste evento, contou com a recepção feita por 200 barcos e mais de 50 mil pessoas, entre amigos, familiares, patrocinadores e milhares de alemães fãs da vela. “Essa recepção é duas vezes maior do que qualquer uma que já vi na America’s Cup,” entusiasmou-se Ross Halcrow, neozelandês, o único a bordo do Illbruck que já venceu a America’s Cup (1995 com o Team NZL), outro evento dos mais importantes na modalidade.
A última “perna” da Volvo teve 250 milhas náuticas, entre Gotemburgo (Suécia) e Kiel, e foi a mais curta das nove disputadas na volta ao mundo. Algumas duraram mais de 30 dias. E a regata também passou pelo Rio de Janeiro, única cidade da América Latina a receber o evento, entre fevereiro e março.
Briga final – Apesar do assédio do veleiro sueco Assa Abloy, que estava apenas cinco pontos atrás e precisava vencer a última perna, a equipe alemã, liderada pelo californiano John Kostecki mostrou que a preparação de dois anos não foi em vão. Foi sempre o mais veloz e liderou a regata desde a primeira etapa. Nesta última, os suecos terminaram a última etapa em terceiro e os alemães, em segundo.
“Nós temos um excelente grupo, que fez um grande trabalho de equipe,
desde o pessoal de apoio em terra ao administrativo. Nós estamos muito
gratos por ter essas pessoas trabalhando ao nosso lado”, disse o capitão Kostecki.
O primeiro colocado em Kiel foi o norueguês Djuice, que surpreendeu com uma tripulação de apenas nove velejadores. Três ficaram em terra para deixar o veleiro mais leve, por causa da previsão de ventos fracos.
A Volvo Ocean Race acontece a cada quatro anos desde 1973 e é a mais
importante regata de volta ao mundo da atualidade. A próxima edição acontece em 2005/2006 e a América do Sul estará novamente na rota. Mais informações no site oficial www.volvooceanrace.org
Volvo Ocean Race – classificação final
1) illbruck – 61 pontos
2) ASSA ABLOY – 55
3) Amer Sports One – 44
4) Tyco – 42
5) News Corp – 41
6) Djuice – 33
7) SEB – 32
8) Amer Sports Too – 16
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 10, 2002