Hans Stacey estreou no Dakar somente em 2004. (foto: Divulgação/MAN)
Novo campeão do Rally Dakar nos caminhões, Hans Stacey pode ser considerado um fenômeno. Logo na sua quarta participação no rali mais difícil do mundo, já conquistou um título. O mais curioso é, que além de piloto, ele é um dos proprietários da equipe Exact-MAN, a maior supresa da edição deste ano do rali.
Apaixonado por competições off-road, o piloto holandês viveu no anonimato durante a maior parte da carreira. Ainda foi bicampeão de rali em seu país em 1991 e 92. Internacionalmente, porém, nunca havia ganhado nada. Ele chegou ao Dakar em 2004, por convite de Jan de Rooy, seu compatriota experiente e um dos principais nomes entre os caminhões.
A discreta estréia só foi melhor que sua performance em 2005, quando teve de abandonar a prova na quinta etapa, em razão de um acidente. Era a primeira vez que competia com seu time – por falta de recursos, o caminhão da Exact-MAN só fora entregue 14 dias antes da largada, e estava repleto de pequenos problemas.
Já em 2006, Stacey começou a ganhar os noticiários nos peso-pesados. Um alto investimento fez de seu caminhão um dos melhores no Dakar. A ponto de ele ter vencido cinco especiais e conquistado o vice-campeonato, atrás apenas do russo Vladimir Chagin. O holandês ainda sofreu um acidente na nona etapa, quando perdeu duas horas, e se viu fora da briga pelo primeiro lugar.
A surpresa – Para 2007, em sua quarta participação, Stacey largou mais uma vez fora dos holofotes. Todos apontavam Chagin, Ilgizar Mardeev, André Azevedo, Jan de Rooy e Gerard de Rooy como favoritos, esquecendo-se do piloto da Exact-MAN. Acabaram queimando a língua logo no primeiro dia, quando ele ficou em segundo.
Demonstrando bastante técnica, e um pouco de sorte (com o abandono de Chagin), Stacey foi o campeão com maior vantagem para o segundo colocado nas três categorias do Dakar. Ele também voltou a repetir o número de cinco vitórias em especiais obtido em 2006.
“O Stacey tem muitos méritos, pois soube andar forte, administrar a vantagem e mostrou que se sai bem tanto como piloto, como proprietário de uma equipe considerada pequena”, reconhece André Azevedo, impressionado com a forma do holandês no Dakar deste ano.
O piloto holandês teve como companheiros em seu caminhão MAN TGA 18.531, 4×4 de 700hp, o navegador belga Charly Gotlib e o mecânico Bernard der Kinderen.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: janeiro 21, 2007