Foto: Pixabay

Iminência de guerra abala o Fórum Mundial

Redação Webventure/ Aventura brasil

Participe da Enquete Webventure sobre este tema. Dê o seu voto.

A expectativa de que a guerra dos Estados Unidos e seus aliados contra o Iraque comece a qualquer momento esfriou o 3º Fórum Mundial da Água, que acontece até domingo (23/03), em Kyoto, no Japão. A delegação do Iraque, composta por cinco pessoas, se retirou da conferência após a declaração de George Bush na TV. Nas discussões chegou até a ser lançada a idéia de que, no futuro, a falta de água potável no mundo poderia encorajar ainda mais o terrorismo.

Mona El Kody, presidente da Unidade de Pesquisa Nacional de Água do Egito, disse que a vida sem o acesso à água potável cria “um ambiente desumano” que leva à frustração e, a partir daí, ao terrorismo. Ela afirma que os países árabes são os que mais sofrem com o problema. O Oriente Médio tem acesso a apenas 1% da água potável disponível no mundo, que precisa ser compartilhada pelo correspondente a 5% da população mundial.

Consenso – Apesar de organizações-não governamentais e os especialistas no assunto não chegarem a um acordo sobre como a água potável deve ser encarada no futuro, diante das previsões alarmantes de escassez, uma idéia é unânime: a de que os pobres devem ter mais acesso à água. A ONU (Organização das Nações Unidas) determinou que, até 2005, deve ser cortado pela metade o número de pessoas que hoje não têm acesso a esse recurso natural.

Participe da Enquete Webventure sobre este tema. Dê o seu voto.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 19, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure