Fogo ameaça Parque Nacional mais antigo do país (foto: Marcelo André)
Desde as 16h de ontem, o Planalto do Itatiaia, área do Parque Nacional do maciço do Itatiaia, está sendo devastado pelo fogo. Há treze anos, o local não sofria com incêndios. O clima seco e a falta de chuvas está dificultando o trabalho dos que tentam conter o fogo.
Segundo informações passadas pelo Parque, a causa do incêndio foi a negligência de dois visitantes que se perderam ao descer do Agulhas Negras (2787m) e resolveram acender fogo para sinalizar. A fumaça já pode ser avistada da cidade e, pela proporção, as chamas parecem ter aproximadamente dez metros.
O último incêndio na região, em 1988, durou 15 dias e só foi contido por uma chuva providencial. A região ajuda a propagação do fogo e dificulta o trabalho dos bombeiros e voluntários. No momento, mais de 200 pessoas continuam combatendo o fogo.
Participam do combate às chamas técnicos do Ibama, militares da Academia das Agulhas Negras, brigadistas de hotéis, bombeiros dos quartéis de Barra Mansa, Resende e Volta Redonda. O comando do Corpo de Bombeiros no Rio também está organizando um grupo de 100 homens de vários quartéis para enviar a Resende ainda nesta manhã.
Este texto foi escrito por: Webventure