Vento forte e vegetação seca, comuns nesta época do ano, estão contribuindo com o alastramento de incêndios em Unidades de Conservação do Brasil.
Um incêndio iniciado anteontem (19/09) destruiu de 12 a 15 mil hectares da área do Parque Nacional da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) informou hoje que fogo foi controlado. A região incendiada fica próxima à nascente do rio São Francisco, porém, segundo o Ibama, o fogo não chegou a atingir a vegetação da nascente.
As chamas teriam partido de um sítio que faz divisa com o parque e o Ibama divulgou que as características são de incêndio criminoso.
Mais incêndios – O Parque Nacional de Ilha Grande, no Paraná, também está em chamas pela segunda vez neste mês. Cinco bombeiros e 50 voluntários tentam combater o fogo, que já teria atingido dois quilômetros de extensão. O último incêndio durou três dias e destruiu seis mil hectares da reserva, uma área maior do que a cidade de Curitiba. O Parque fica nas margens do rio Paraná, na divisa do estado com Mato Grosso do Sul.
No Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão, o maior do Estado está em chamas há quase uma semana e o fogo já está se aproximando da região das dunas, um dos mais belos cartões-postais do local. Apesar de o Governo do Estado ter enviado reforços do Corpo de Bombeiros e da Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipama), o difícil acesso dos veículos ao local dificulta o combate ao incêndio. As chamas no local surgiram, provavelmente, de uma queimada sem controle, provocada por agricultores da região.
Há fogo também no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Goiás), Patrimônio Natural da Humanidade. Os 50 homens do Corpo de Bombeiros tentam, desde quinta-feira à noite, combater o fogo. A coordenação do parque ainda não sabe o tamanho da área atingida pelo incêndio.
Estado de alerta – Na semana passada o Ibama divulgou que 15 Unidades de Conservação estavam em estado de alerta “amarelo”: a Floresta Nacional Cristópolis (BA) e os Parques Nacionais de Serra da Canastra (MG), de Serra das Confusões (PI) e das Nascentes do Rio Parnaíba (TO). Na mesma situação estão o Parque Nacional da Serra do Divisor (AC), Floresta Nacional Purus (AM), a Reserva Biológica do Tapirapé, Florestas Nacionais Carajás, Itacaiúnas, Altamira e Tapajós, no Pará, a Estação Ecológica de Uruçuí-Uma (PI), a Floresta Nacional Bom Futuro (RO), o Parque Nacional do Araguaia e a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (TO).
O Parque Nacional de Pacaás Novos (RO) continua sob Alerta Vermelho, com a realização de trabalhos de rescaldo na área.
Este texto foi escrito por: Webventure