São Paulo, 12h – Um incidente provavelmente definiu há pouco o título do Rally Paris-Dakar na classificação geral dos Carros. O japonês Hiroshi Masuoka perdeu muito tempo logo no início da especial entre Tambacounda e Dakar ao perder o controle do seu Mitsubishi e sair da pista. Há testemunhas de que o então líder da categoria teria sido atrapalhado por outros carros, inclusive o de seu maior rival, o francês Jean-Loius Schlesser. Outra versão é que Masuoka entrou sozinho num buraco. O fato é que com isso o carro apresentou problemas na roda, atrapalhando o piloto nesta que foi a penúltima etapa.
O japonês chegou apenas na 36ª posição, logo à frente dos brasileiros Varela/Fadigatti, enquanto Schlesser venceu a prova, abrindo mais de 44min58 de vantagem no tempo acumulado sobre Masuoka, que despencou para a terceira colocação na geral e praticamente deu adeus ao título.
Os primeiros 30km de especial (no total, 217km) foram dramáticos para o japonês. Rodando logo no começo, ele parou no km 25 para consertar a roda, recebendo ajuda imediata do colega de equipe Jean-Pierre Fontenay, também francês, que se transformou no suporte de Masuoka nos últimos dias.
Sorte – Schlesser, vencedor em 99 e 2000, contou com muita sorte e perícia para chegar tão perto do tri. Ele não teve um bom início de rali mas foi encostando cada vez mais em Masuoka. Durante toda a semana os dois travaram duelos emocionantes pela África. Masuoka sempre foi o único prejudicado, ora com problemas na roda, ora envolvido em confusões como a de hoje.
O francês conseguiu vencer a etapa mesmo após receber penalidade por ter largado antes de Masuoka, líder até ontem. Com todas essas mudanças, a alemã Jutta Kleinschmidt pulou para a vice-liderança na geral.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: janeiro 20, 2001