Teatro de marionetes. (foto: Divulgação)
Ontem a equipe de ação social do Rally atuou em Palmas (TO). Foram entregues 1.150 kits educacionais aos estudantes e realizadas oficinas, palestras e atendimentos médicos na Associação Comunitária Escola Caic.
Um dos objetivos do Instituto Brasil Solidário é incentivar a leitura e elevar o grau de escolaridade de populações socialmente desfavorecidas. Por isso, para 2005, o programa de ações incluiu no projeto duas ações pioneiras: a de inclusão digital e de oficinas de contadores de histórias. Foram realizadas, ainda, apresentações do teatro de marionetes. Os temas trabalhados envolvem educação, saúde e meio ambiente, e foram especialmente preparados para o evento.
As palestras deste ano estão todas informatizadas e contêm recursos áudio-visuais como fotos e vídeos a fim de tornar as palestras mais dinâmicas. Além disso, as atividades de leitura foram multidisciplinares, envolvendo oficinas de capacitação, trabalhos de alfabetização e contadores de história. Com isso, os voluntários pretendem mostrar que o ensino pode ser trabalhado de formas diferentes.
Segundo o Censo Escolar 2004, realizado pelo Ministério da Educação, havia 29.272 crianças cursando o Ensino Fundamental no município no ano passado. O Jardim Auremy II, localizado na periferia de Palmas, ainda não conta com escola pública com informática ou tele centro em funcionamento. Por isso, entre as oficinas promovidas pela ação social na escola, a atração foi a de fotografia digital, que levou a técnica à comunidade, promovendo a inclusão.
Além de trabalhar com a câmera digital, foram montados mini laboratórios completos para ampliação das fotografias pelos próprios adolescentes. Segundo Roberta Goldfarb, responsável pela área de fotografia, os objetivos da oficina estão sendo alcançados. É muito interessante ver que, em todas as escolas por onde passamos, há sempre pelo menos 1 aluno que se destaca, que tem interesse, vocação e talento para se tornar um fotógrafo profissional.
Muitas crianças e adolescentes nunca viram uma máquina fotográfica antes. É muito prazeroso ensiná-los a manipular o equipamento, já que este pode ser o início de uma carreira concluiu Leandro Nunes Goulart, que também é voluntário na oficina.
Todo o programa de inclusão está sendo financiado em parceria com o Instituto Camargo Corrêa, Casas Bahia e a equipe Palmeirinha Rally. As bibliotecas contam ainda com apoio das editoras Abril, Qualitymark, 4×4 e Cia. e EcoSpy.
Devido às condições das estradas usadas para deslocamento, houve atraso nos atendimentos de Oftalmologia, já que a Unidade Móvel teve que sofrer reparos assim que chegou em Palmas (TO). Durante a tarde, porém, as consultas nesta especialidade foram retomadas, sendo 23 pacientes atendidos.
A equipe já passou por Goiânia (GO), Aruanã (GO) e Santana do Araguaia (PA), e agora se encontra em São Félix do Jalapão (TO), onde atua na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus. Este foi o pior deslocamento dos trabalhos.
Balanço do dia atendimentos médicos
Realização:
Patrocinadores Rally dos Sertões:
Patrocinadores Webventure:
co-patrocínio: | apoio: | ||
Sobre o Rally Solidário, a ação social no Rally dos Sertões – Os programas de educação, inclusão, saúde e meio ambiente da ação social do Rally dos Sertões são desenvolvidos através das seguintes parcerias: Dunas Race, Banco Real, Goodyear, Palmeririnha Rally, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Albert Einstein, Opto Eletrônica, Genéricos Teuto, Art Fix, Roche Diagnóstica, Olsen, Apramed, Casas Bahia, Motor Trailer, Instituto Avon, Condor, Colgate, Cristófoli Biosegurança, Gráfica e Editora Van Moorsel, Editora Abril, Qualitymark, Revista 4×4 e Cia., Revista Eco Spy, JKS e Mackenzie. A estimativa de investimentos é de R$ 800.000. Para saber mais acesse o site do Rally Solidário.
Este texto foi escrito por: Webventure