O inglês Jim Shekhdar, de 54 anos, tornou-se o primeiro homem a atravessar o Oceano Pacífico sozinho em um bote, remando e sem a ajuda de terceiros. Shekhdar conseguiu completar a façanha na última sexta-feira, aproximadamente nove meses (exatamente 274 dias) desde
de sua partida do litoral peruano.
O aventureiro chegou à costa australiana, mais precisamente na região de Queensland, norte do país, comemorando muito, apesar do cansaço. Ele nadou os últimos trinta metros da travessia e encontrou na praia parentes e amigos.
Emocionado, Shekhdar contou que passou por alguns apuros durante a viagem. O maior deles aconteceu na última semana, quando um petroleiro ficou a apenas dez metros do seu bote. Fiquei em pânico, por muito pouco não hove uma colisão, explicou. Depois do incidente, Shekhdar passou a ter problemas para conseguir dormir. O inglês emagreceu oitenta e quatro quilos durante a viagem.
Enquanto completava o percurso, apesar de não contar com assistência direta, Shekhdar contou com um importante apoio moral: ele se comunicou com familiares e amigos através de e-mails, fax e telefone. Além disso, a Ocean Rowing Society monitorou a travessia através de um sistema por satélite.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 2, 2001