Mais de 30 atletas participaram, no último sábado (2/02), da 1ª Travessia entre Santos e Bertioga, feita em canoas havaianas. A prova teve uma inovação: as equipes foram divididas em dois grupos. O primeiro remou na ida, até o Forte São João (Bertioga), e voltou de bicicleta. O segundo pedalou no início e voltou nas canoas.
Nas remadas, os atletas foram distribuídos em três canoas, uma dupla e uma individual. Depois de três paradas para alimentação, hidratação e até um banho de bica, a canoa dupla, com 12 remadores, completou o percurso em 3h31 (com 40 minutos de parada). A individual, com seis atletas, chegou um pouco atrás. Na volta, com correnteza, vento contra e o calor aumentando, a equipe que remou na embarcação simples fechou a distância em 4 horas (com 24 minutos de descanso). Já a dupla, chegou em 5 horas. Nas bikes, a ida, embaixo de chuva, foi feita em 1h40. O mesmo tempo feito na volta, mesmo enfrentando vento contra e o cansaço das remadas.
A prova superou todas as expectativas da organização e, com o sucesso da primeira, poderão ocorrer mais competições.”Nossa idéia é organizar uma travessia ou uma competição de canoas havaianas por mês. Em relação aos campeonatos, estamos negociando com a Prefeitura de São Vicente, para realizarmos três eventos em frente à Praia do Gonzaguinha. O local tem um grande potencial e esperamos fazer a abertura do ranking brasileiro lá. Também observamos que Bertioga tem um grande potencial e vamos montar um núcleo na Cidade”, afirmou o canoísta Fábio Paiva, idealizador do evento.
Este texto foi escrito por: Webventure