Técnica e estratégia serão as palavras-chaves para as equipes que estarão presentes na PETAR 2001 – O Desafio das Cavernas, segunda etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de aventura que acontecerá no próximo fim de semana e contará com cobertura do Webventure. O último briefing, com a entrega dos mapas e a confirmação das equipes, aconteceu ontem no clube A Hebraica, em São Paulo.
Esta é uma prova cheia de inovações, que apresentará surpresas para os atletas, adianta Júlio Pieroni, organizador da etapa. Logo na largada, às 9h do sábado, as equipes, que terão quatro integrantes e não contarão com apoio, serão divididas em duas. A primeira, fará um trecho de bóia cross, seguindo para trekking e canoagem. A outra dupla iniciará a prova fazendo mountain bike, indo para o trekking e, por último, também a canoa.
Surpresas – Como a equipe será dividida, serão necessários dois navegadores explicou Pieroni. Outra novidade é o fato de as equipe passarem a receber os mapas durante a prova. No PC 4 (Posto de Controle), local do acampamento base das equipes, os competidores receberão as instruções para as outras etapas da prova. A dupla que chegar primeiro já poderá estudar e traçar o melhor caminho no mapa enquanto espera a outra metade do time, explica Júlio.
Com isso, as surpresas serão inevitáveis e a preparação psicológica e técnica deverá contar muitos pontos. Eu acredito que o mais importante será a estratégia adotada por cada equipe. Sem apoio, teremos que nos organizar e saber quem deverá levar o que, de acordo com a modalidade, comenta Vítor Lopes, da equipe Lontra Radical/Adventure Gears/Caloi. A gente ainda vai ter de assimilar essas informações, é um pouco difícil imaginar como será feito na prática. Porém, é preciso já traçar uma estratégia, por mais que na hora ela tenha de ser modificada, conta Gabriela Carvalho, da equipe Progress Quasar.
As cavernas – O desafio mais esperado pelos atletas que competem no PETAR 2001 é o contato e a travessia de cavernas. Serão duas. Em uma delas, os participantes terão de fazer um rapel. Desta etapa só participarão as equipes que estiverem na categoria expedição (as equipes que conseguem chegar primeiro aos postos de controle), explicou Júlio Pieroni. A outra travessia contará com um elemento a mais: a água. É possível que em alguns trechos, os atletas tenham de nadar dentro da caverna.
O PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) fica no sul do estado de São Paulo, entre os municípios de Iporanga e Apiaí. Com mais de 35 mil hectares, conta com toda a diversidade biológica característica da Mata Atlântica. Suas principais atrações, porém, são as mais de 250 cavernas encontradas na região. Este será o cenário encontrado pelos 128 atletas que estarão na segunda etapa do CBCA.
Este texto foi escrito por: Debora de Cassia