Webventure

Instituto Brasil Solidário apresenta resultados de 2008 com festa em São Paulo


Exames oftalmólogicos ajudam as comunidades (foto: Divulgação)

Direto de São Paulo (SP) – Em clima de festa e descontração, os diretores do Instituto Brasil Solidário (IBS), que faz uma ação social junto às comunidades por onde passa o Rally dos Sertões, apresentaram a amigos e patrocinadores os resultados de 2008 através de fotos, vídeos, músicas e diversos relatos.

“Foi um ano espetacular. Ainda não sabemos como será 2009 por causa da crise, mas é fundamental fazer um balanço positivo do que aconteceu neste ano”, disse o entusiasmado Luis Salvatore, presidente do IBS.

Em 2008, o Instituto realizou mais de 350 mil atendimentos na área de saúde e odontologia, além das oficinas de teatro e música nas escolas e da construção de um posto de saúde e diversas bibliotecas. Os voluntários também foram responsáveis pela capacitação de profissionais nas comunidades para que o trabalho fosse continuado.

“Tivemos idéias novas que se concretizaram, a exemplo da inclusão digital, onde informatizamos as escolas e colocamos um projeto para adolescentes, que deu uma abertura enorme no mercado de trabalho”, comentou Salvatore. Em fevereiro, será lançado um livro com as fotos dos alunos das oficinas de fotografia e inclusão digital.

Muitas fotos e vídeos foram mostrados aos convidados, que puderam também acompanhar os relatos dos voluntários que fizeram parte do projeto deste ano. Dentre eles, o choro de uma mulher ao ser perguntada pelo médico o que ela sentia, pois o médico do posto da cidade nunca tinha feito essa pergunta. E ainda o carro com o médico dentista que parou para pedir informação, mas o homem estava atordoado, pois o filho tinha acabado de machucar a boca e corria o risco de perder os dentes da frente. Graças ao rápido atendimento da equipe, os dentes do garoto puderam ser recuperados.

Ano de sucesso – “Hoje é um fechamento do trabalho e as empresas que patrocinam o projeto puderam manifestar o seu sentimento”, disse Salvatore. Aparentemente nervosos e emocionados, empresários contaram o quão importante é a contribuição ao instituto e o que representa isso para a empresa.

Uma das pessoas que pôde comentar um pouco da importância do IBS foi Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, empresa que organiza o Rally dos Sertões. “O nível de profissionalismo do Instituto evolui juntamente com os pilotos e organização do Rally dos Sertões. Estamos cobrindo 4.000 quilômetros e criando valores nessas comunidades”, disse Moraes, que ainda prometeu: “durante o rali de 2009, vou me esforçar para estar um dia trabalhando junto com o Instituto.”

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni