Atendimento oftalmológico em sala de aula (foto: Divulgação)
Os voluntários da Ação Social iniciaram no dia 8/08, última quarta-feira, em Goiânia a continuação das atividades do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola. A primeira instituição de ensino que voltou a ser visitada foi o Colégio Estadual Major Oscar Alvéolos, que recebeu a equipe para dar continuidade aos projetos implantados em junho e realizar novos trabalhos.
Na primeira etapa do programa, professores e agentes de saúde foram capacitados para detectar problemas de visão nos alunos da escola usando as tabelas Snellen (tabelas de teste). Nestes quase dois meses de intervalo entre as visitas, eles conseguiram fazer uma triagem dos casos considerados mais graves, que foram então atendidos pela equipe de Oftalmologia: Leonardo Castro, Dinorah Engel e Érik Guedes. O grupo contou novamente com a ajuda da ortoptista Luciana Quinan, voluntária dos trabalhos em Goiânia.
Examinados com modernos equipamentos da Opto Eletrônica e Apramed, adaptados para atendimento em condições adversas, 51 pacientes tiveram a indicação de usar óculos e puderam, no ato, escolher suas armações, todas do Grupo Tecnol. Os óculos personalizados serão entregues na 3ª visita à instituição, em novembro.
Todas as nove escolas que serão visitadas nos próximos dias já receberam na 1ª etapa do programa 10 tabelas Snellen para repassarem também para outras instituições de ensino da região. Desta forma, espera-se que os conhecimentos sobre a importância de identificar problemas de visão precocemente seja aberto a um grande número de pessoas e sejam multiplicados pela comunidade.
Segunda expedição – Para esta 2ª expedição, a equipe da Ação conta com 21 voluntários entre dentistas, médicos, arte-educadores, jornalistas, motoristas e coordenadores, com uma logística própria de quatro veículos de grande porte e dois caminhões.
A OVG (Organização das Voluntárias de Goiás), além de doar 134 cestas básicas, também contribuiu mais uma vez com seu Odontomóvel, através do qual um dentista da instituição realizou 15 atendimentos dentários em Goiânia.
Na área de saúde em Goiânia foram realizados 71 atendimentos de Clínico-Geral, 103 de Odontologia e 68 de Oftalmologia. Além disso, foram feitos também gratuitamente 212 testes de pressão e 229 de glicemia, totalizando 683 atendimentos médicos diretamente.
Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário