Professores são ensinados a verificar a visão dos alunos. (foto: Divulgação)
Crianças e adolescentes carentes de Lençóis (BA) entraram na última semana no mapa da equipe do Instituto Brasil Solidário, que distribui alegria e esperança pelo país. Ao passar pela Bahia, os integrantes do grupo completaram mais de seis mil quilômetros, ao longo de cinco estados.
Nem a greve dos professores baianos tampouco o recesso escolar diminuiu que a estada do IBS pela Chapada Diamantina fizesse sucesso. De acordo com os organizadores, houve grande mobilização de professores e a presença expressiva de alunos.
Um dos trabalhos principais foi capacitar professores e agentes de saúde para a triagem de alunos para os atendimentos oftalmológicos, no Projeto Mais Visão para a Educação. O projeto visa reduzir a evasão escolar de crianças e adolescentes por problemas relacionados à visão, mas também atende pessoas acima de 50 anos, num total de 80 beneficiários diretos por município.
Com este material em mãos, os agentes e professores poderão detectar periodicamente estudantes e adultos com alterações visuais e encaminhar estes casos para a Secretaria de Saúde local. Foram entregues também 10 tabelas Snellen (tabelas de teste) para cada cidade, cedidas pela Tecnol, de modo que o teste seja aplicado em todas as escolas do município.
Estrutura – O grupo conta com uma van adaptada e um caminhão cedido pelas Casas Bahia. A van conta com GPS, guincho de segurança, rádio transmissor e tem capacidade para transportar sete pessoas.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 1, 2007