A instrutora de ioga e escaladora Claudia Faria (foto: Arquivo pessoal)
Muitos atletas traçam objetivos tão ambiciosos e treinam tanto para isso que acabam se lesionando e até perdendo a competição. Foi para reeducar praticantes de esportes que forçam demais seus corpos que a paulista Claudia Faria criou o Yôga Adventure.
Segundo a instrutora, que também é montanhista, as ássanas (posições) que ela aplica no programa melhoram o físico, mas trabalham principalmente a parte psicológica do praticante. O condicionamento que o atleta tem de autossuperação é muito agressivo para o corpo, afirma a paulista. A ideia é começar a conduzir, através do alicerce da ioga, preceitos éticos como a não agressão, não ilusão, etc. Em vez de superar, ampliar os limites.
Cláudia tem 27 anos, escala desde os 12 e faz ioga desde os 14. Ela diz que sempre utilizou a meditação como auxílio nos esportes de aventura. Já me salvei de hipotermia no meio de uma montanha usando técnicas da ioga, conta.
Na prática. Apesar de ter começado com foco na escalada, atualmente Claudia tem de corredor de montanha a triatleta como alunos. A instrutora conta que seleciona as ássanas de acordo com o esporte praticado pela pessoa. A parte corporal vai atuar de acordo com as necessidades do atleta, e isso é algo específico e individual. Por isso, analiso qual a necessidade do atleta já na primeira aula, explica.
Ainda segundo ela, a ioga trabalha a parte física de dentro para fora, ajudando na proteção dos órgãos internos e até melhorando o sistema imunológico do corpo. Ela aumenta a energia circulante no organismo, isso também ajuda a performance do atleta e ele vai demorar mais para se cansar.
Outros benefícios seriam o aumento da capacidade de controle emocional, melhora da capacidade respiratória, alongamento e relaxamentos dos músculos, aumento do equilíbrio, flexibilidade, estabilidade e melhora na qualidade do sono.
Quem quiser conhecer a Yôga Adventure pode frequentar as aulas que rolam todas as segundas e quartas na Academia Casa de Pedra (Rua Venâncio Aires, 31, São Paulo), a partir das 20 horas. Elas são de graça para os pagantes do ginásio e direcionadas aos escaladores esportivos. Também é possível formar grupos particulares. Para saber preços mande um e-mail para claudinhachandra@hotmail.com.
Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi