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Introdução ao off-road

Qualquer pessoa pode dirigir fora de estrada se seguir instruções básicas e usar o bom senso. Depois de aprender os conceitos básicos, é só colocá-los em prática!

Nem todos os veículos de tração nas quatro rodas são veículos off-road. Saiba como conhecer os veículos e as respectivas limitações, inclusive as suas.

Cada situação dos sistemas 4×4 (dirigir usando a tração nas quatro rodas) apresenta um problema diferente. Observe e analise antes de enfrentar uma situação difícil.

Primeiro, use sempre os cintos de segurança. Dirigir em terrenos acidentados off-road exige o uso de marchas inferiores e uma velocidade muito baixa, normalmente a primeira marcha reduzida; ao dirigir sobre pedras, potência e velocidades não são necessárias; sempre dirija o mais devagar possível.

Se o seu veículo possuir transmissão automática, reduza para D1 ou D2 e 4 Low (reduzida). Deixe o veículo alternar entre escalar as pedras e parar enquanto estiver superando os obstáculos. Se o seu veículo não tiver direção hidráulica, dirija com os polegares da mão para cima e para fora do volante. A razão para isso é que se você chocar contra um tronco ou uma pedra grande, o volante giraria violentamente podendo prender e machucar seus polegares.

Se você perceber ou sentir que vai precisar da tração nas quatro rodas, acione a tração no veículo antes que seja necessário. A maioria dos veículos 4×4 exigem uma parada total para acionamento da marcha reduzida. Conheça seu veículo e saiba como alternar entre 4L e 4H.

Lembre-se, velocidade e potência não são necessárias. Às vezes, é preciso acelerar um pouco em uma subida ou usar os freios numa descida.

É preciso, também, enfatizar que dirigir em terrenos acidentados off-road é dirigir sem usar a embreagem!. Você sai e pára com a marcha engatada. Ponha a primeira marcha reduzida, ligue a ignição com a chave e não acelere. Simplesmente deixe o veículo começar a andar lentamente – o que fará automaticamente.

O motor vai colocar o veículo em marcha e ficará em marcha lenta sobre os obstáculos. Se o veículo morrer, não use a embreagem, use a ignição novamente. Em alguns casos, pode ser necessário acelerar um pouco. Sem usar a embreagem, você terá mais controle sobre o veículo.

Há uma exceção à regra: se o veículo estiver muito pesado ou levantando de encontro a uma pedra grande, e, se o veículo não estiver conseguindo ir para frente e você perceber que a ignição está sendo muito forçada, então, use a embreagem para não descarregar a bateria ou queimar a ignição.

Você pode dirigir assim o dia inteiro sem gastar a embreagem. Além disso, você não estará danificando o veículo. Dirigir em terrenos acidentados faz com que você tenha total controle sobre o veículo.

Muitas vezes, quando as pessoas dirigem em situações off-road, em superfícies acidentadas, sobre troncos, pedras ou outros obstáculos, a tendência é usar a embreagem. Quando veículo morre, os pilotos acionam a embreagem e o veículo volta para trás, fazendo com que fiquem presos ou em apuros. Se o veículo morre em um ponto crítico, a ignição geralmente vai tirar você de tal dificuldade.

Lembre-se: ande sempre com calma!

Este texto foi escrito por: Webventure