A maioria dos pais aventureiros se perguntam qual a hora certa de incentivar seus filhos a praticar esportes radicais, mas resposta, na verdade, varia por esporte. Cada um deles, possui uma faixa etária indicada para que as crianças possam participar. A dica é deixar os pequenos em contato com diversos tipos brincadeira, que podem servir de preparação para futuras aventuras com os pais. Especialistas sugerem que a prática esportiva comece aos cinco anos de idade.
Algumas atividades simples serão a ponte dos seus filhos para o esporte. Para treinar a coordenação, o pega-pega é perfeito e qual criança não gosta? Os saltos em obstáculos nos parques de areia podem ser verdadeiros laboratórios para o parkour.
É normal que muitas crianças sintam medo de fazer determinada atividade. para vencer essas apreensões, leve seus filhos para brincar na piscina, além de acostumar com a água e aprender a nadar, a natação é capaz de gerar maior segurança em outras atividades.
Devido a maior procura por esportes radicais em família, empresas e cidades se adaptaram para atender melhor esse novo mercado. Esse é o caso de Brotas, que fica cerca de 240 quilômetros de São Paulo. Na cidade do interior paulista, crianças de dois anos já podem participar do rafting, em um circuito dedicado aos pequeninos. O passeio conta com quedas menores, em um percurso de 3,5 quilômetros que dura cerca de duas horas.
No mesmo parque de Brotas, crianças acima de cinco anos já podem se aventurar nas tirolesas em meio à mata atlântica acompanhada dos pais. Basta ter coragem.
Um dos esportes favoritos pela criançada é o surf, o ideal neste caso é que os pais procurem umas escolinha especializada, elas estão prontas para receber crianças de quatro anos ou mais. A iniciação pode ser feita até mesmo em piscinas, o que é ainda mais aconselhável se o dia estiver frio.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mazzucchelli
Last modified: fevereiro 25, 2017