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Inventor do Paris-Dakar morreu há 15 anos

Redação Webventure/ Offroad




Tidjikja (Mauritânia) Domingo, 14 de janeiro. A data é especial para todos os organizadores do rali Paris-Dakar e boa parte dos aventureiros que se atrevem a enfrentar as armadilhas e maldições do deserto do Saara. Neste dia, em 1986, morria o francês Thierry Sabine, o homem que teve a idéia de criar a prova off-road mais difícil e perigosa do mundo.

Sabine, enquanto comandava sua criação, na edição daquele ano, sofreu um desastre de helicóptero, às 19h30, a oito quilômetros ao norte de Gourma-Rarhous, no Níger. A aeronave explodiu numa duna. Alguns jornalistas viajavam com ele e não houve sobreviventes.

A direção de prova do rali Paris-Dakar usa helicópteros para acompanhar todos os passos dos competidores. Hubert Auriol, o único na história a vencer a prova com carro e moto e que assumiu o lugar de Sabine, passa boa parte do tempo assistindo a tudo do alto.

Lenda Thierry Sabine, um eterno aventureiro, resolveu atravessar a África de moto. Mas o projeto não deu muito certo e ele ficou perdido no meio do deserto do Saara. Depois de alguns dias, estressado e esgotado, resolveu se suicidar como fazem os tuaregs: expondo a nuca ao sol e provocando a própria asfixia, já que a região da garganta fica inchada e impede a passagem do ar.

Quando já havia decidido entregar os pontos, o piloto de um avião monomotor que sobrevoava a região o encontrou. Diz a lenda que, a partir daí, o francês resolveu inventar uma competição no deserto do Saara. Surgia, então, o primeiro rali Paris-Dakar, em 1979.

A etapa deste domingo, em volta de Tidjikja, com 535 quilômetros (513 cronometrados), foi feita sob medida para homenagear Thierry Sabine. A própria organização do Dakar diz que será “A ETAPA” e os pilotos vão enfrentar todos tipos de desafios. Serão pistas de terra, areia, pedras, cheias de vegetação e ervas para camelo e dunas.

Aliás, no meio do roteiro, no quilômetro 383, os pilotos do Dakar 2001 terão de atravessar a temida Nega Pass, uma duna “do tamanho de uma montanha”. Em anos de prova, quando a competição passou pela região, muitos abandonaram a competição ali. Com certeza será um dia decisivo para muita gente. A largada e a chegada acontecem no mesmo acampamento.

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro

Last modified: janeiro 14, 2001

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