Webventure

Irmão Menor do Leblon


Júlio Campanella escalando no Irmão Menor do Leblon (foto: Gabriela Saliba)

Cidade mais próxima: Rio de Janeiro

Tipo de pedra: Granito – Gnaisse

Primeiras ascensões: 1965, pela via Vera Regina, na face leste.

Estilo predominante: Vias clássicas de parede

Vias de escalada:
Face leste: do ponto onde a trilha encontra a pedra, para a direita tem-se as vias: Caixa de Pandora, Marizel, Variante Arquivo X, Variante Luz das Estrelas e Paulista. Para a esquerda tem-se as vias: Solaris, (a Variante Lunaris é durante a via, um esticão com poucos grampos e bem interessante), Variante Krakatoa, Sombra e Água Fresca, Rafael e o Sapo na Festa do Céu, e Vera Regina.

Apenas três vias fazem cume: Rafael e o Sapo na Festa do Céu, que apresenta alguns lances difíceis, Paulista, e Sombra e Água Fresca, que é peculiar devido ao fato de ter uma grande horizontal para a direita, num grande esticão de aproximadamente 50 metros sem grampos e sobre um platô. Esta via recolhe todas as da sua direita, com exceção da Caixa de Pandora, que a atravessa.

A Variante Krakatoa é um prato cheio para os amantes da escalada móvel. Graduada em IV / IVsup, tem apenas trinta metros de comprimento, e adrenalina de sobra. São necessários um jogo de friends e nuts pequenos e médios. A variante se encontra logo à direita da chaminé da Sombra e Água Fresca, bem fácil de ser visualizada na parede. Para fugir do sol, vale ir bem cedo ou final de tarde.

Uma das mais novas via de escalada do morro foi conquistada em janeiro de 2002 e se chama Tamanho Não É Documento, é a via mais difícil da parede no momento, apesar de ser a mais curta em comprimento.

Na face sul tem-se as vias Bill Liberou, Anta e Anta S/A. Seu acesso se faz por São Conrado, porém estas requerem uma regrampeação, estão abandonadas faz tempo… Assim como na face leste a via Vera Regina.

Como chegar:
O acesso para a face leste é pelo Leblon. Seguindo pela Rua Visconde de Albuquerque sentido São Conrado, entre na última rua que dá mão para a direita, e que é de mão dupla, e siga até o Sétimo Céu, um mirante tradicional da cidade, e continue subindo. Nas duas bifurcações, mantenha a sua direita até a estrada tornar-se de terra. Mais dois minutinhos e você já pode parar o carro e iniciar a caminhada em direção à pedra. Ao final da trilha você encontra na sua esquerda a via Solaris e na sua direita a via Caixa de Pandora.

Este texto foi escrito por: Gabriela Saliba