Webventure

Irmãos Azevedos fazem boa especial e sobem na classificação geral


Jean Azevedo é o 15° nos carros (foto: Theo Ribeiro)

Na etapa que marcou a despedida do último campeão do Dakar na categoria carros, o catarino Nasser Al-Attyah, e um acidente com o piloto de caminhões Ales Loprais, os brasileiros Jean e André Azevedo fizeram boas provas em suas respectivas categorias, ao longo do trajeto de 556 quilômetros cronometrados em solo chileno, entre as cidades de Antofagasta e Iquique.

Carros. O piloto Robby Gordon venceu a especial dos carros desta terça-feira (10). O competidor dos Estados Unidos precisou de 4h35min31s para cruzar a linha de chegada da nona etapa do Dakar 2012, superando em 1min38s o francês Stéphane Peterhansel.

O espanhol Nani Roma, que tinha vencido a etapa anterior, chegou na terceira colocação, 8min37s atrás do carro vencedor de hoje. Na sequência, vieram o polonês Krzysztof Holowczyc (10min39s atrás) e o português Leal dos Santos (15m23s atrás).

Com os resultados de hoje, a classificação geral não apresentou mudanças nas três primeiras colocações em relação à etapa de segunda-feira (9). Peterhansel segue na liderança, mas Gordon baixou a diferença entre eles para 5min58s. Holowczyc mantém-se na terceira colocação, 16min49s atrás do líder.

O piloto brasileiro Jean Azevedo fez uma boa prova e cruzou a linha de chegada em Iquique, às margens do Oceano Pacífico, com 5h25min26 (pouca mais de 50min depois do vencedor) e na 14ª colocação, cinco posições à frente da sua largada. Na classificação geral, Jean subiu para o 15º lugar.

Pesados. André Azevedo fez uma ótima prova e cruzou a linha de chegada com o sexto melhor tempo do dia, depois de ter sido o 12º a largar na etapa de hoje. O Tatra do brasileiro concluiu a especial com 5h51min04s, 22min02s atrás do vencedor, o italiano Miki Biasion. Com o resultado, a equipe de André pulou para o 10º lugar na classificação geral.

A prova de hoje foi também marcada por um acidente com outro Tatra, do tcheco Ales Loprais. O caminhão bateu no quilômetro 374 da especial, em um trecho da prova com pista asfaltada e velocidade controlada (até 90 km/h). Piloto, co-piloto e navegador foram levados de helicóptero para o acampamento e passam por avaliação.

Contudo o acidente selou a despedida do trio na disputa pelo título entre os caminhões. Até o início da etapa, Loprais vinha em segundo na classificação geral, apenas 15min39 atrás do holandês Gerard De Rooy. Sem o tcheco no páreo, De Rooy tem agora uma diferença de 47min32 para o novo segundo colocado, seu compatriota Hans Stacey.

Este texto foi escrito por: Webventure