Edvando foi o melhor no primeiro dia. (foto: Luciana de Oliveira / Arquivo Webventure)
O paulista Edvando Souza Cruz, da equipe Caloi, e a mineira Jaqueline Mourão, da Scott, foram os vencedores da categoria Elite neste primeiro dia de Iron Biker. É a prova mais famosa do mountain bike brasileiro.
Edvando percorreu os 56,20 km da prova em 2h15, de acordo com informações da Federação Mineira de Ciclismo (FMC), tomando a primeira colocação nos quilômetros finais. A edição 2002, que comemora 10 anos do evento no Brasil, começou às 10h de hoje, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, com mais de 1.100 atletas, um número-recorde.
Há 15 estrangeiros, representando 14 países diferentes. Os demais atletas vieram de 17 estados brasileiros. Na Elite masculina (profissional) competem 55 atletas ao todo; na Feminina, 19. AO todo são 19 categorias, incluindo as estreantes Equipe Masculina e Mista para três e quatro integrantes. Também aparecem pela primeira vez no Iron as categorias Master B Feminina e Over 55 Masculina.
Calor venceu tcheco – Ainda na Elite masculina, o dia foi dominado pelos paulistas. Atrás de Edivando chegou Odair Pereira (Scott), em segungo, com o companheiro de equipe Márcio Ravelli, em terceiro. O mineiro Uirá Ribeiro foi o quarto colocado.
O tcheco Ondrej Icardi, vencedor do Iron Biker Itália 2002 e apontado como um dos favoritos na Elite, foi apenas o quinto colocado nesta primeira etapa. “O calor foi o meu maior inimigo”, disse o competidor, que desembarcou no Brasil há três dias e ainda diz sentir os efeitos da viagem.
Na feminina, a também mineira Érika Gramiscelli (PowerBar) ficou em segundo, com a paulista Adriana Nascimento, em terceiro.
Halloween – Os organizadores da prova também preparam uma surpresa para os bikers durante este primeiro dia. Depois de uma descida muito acentuada e sinuosa, em trilha estreita, surgia um túnel sobre um pequeno riacho. Quem esperava encontrar alívio no frescor da água, descobriu um cenário de filme de terror: 80 metros de escuridão quase total, com morcegos, esqueletos humanos e aranhas. Tudo artificialmente preparado para dar um tom de Halloween e de bom-humor à prova.
Amanhã acontece a última etapa. Serão 47,9 km entre Honório Bicalho, local da largada, às 10h, e o Parque das Mangabeiras. A festa da chegada vai ser no restaurante Tripuí, na região de Itabirito.
Este texto foi escrito por: Webventure