Largada da edição de 2009 em Ouro Preto (MG) (foto: Divulgação / Iron Biker Brasil)
Depois de 9 anos, o Iron Biker retorna a Belo Horizonte (MG), com a próxima edição da prova, que acontece dias 15 e 16 de outubro. Criada há 19 anos, a competição de mountain bike largava, na primeira década, em Ouro Preto e terminava em BH. Mas, por causa do crescimento da capital, a chegada foi alterada para Mariana a partir de 2002.
(Clique aqui para ler a cobertura da última edição da prova, ocorrida em 2009.)
Agora este ano o percurso volta para à capital, mas a áreas de mata preservada de seu entorno. “E o que mais vai chamar a atenção, até dos atletas daqui, são os locais nunca antes pedalados, contou ao Webventure o organizador do evento, Gilberto Canaan.
O ineditismo só foi possível porque a organização conseguiu autorização para colocar alguns trechos do percurso em propriedades privadas da região, com locais ainda não devastados. Os competidores vão conhecer florestas onde ninguém entra normalmente, diz Gilberto.
Ele recorda que o entorno de Belo Horizonte já é famoso pelas suas trilhas. “A cidade é o berço do off-road e do enduro no Brasil, por causa das montanhas e das matas que a cercam. E conta que a prova deste ano terá muitos trechos de singletrack.
Outros detalhes
Os bikers terão de percorrer 65 quilômetros no primeiro dia (15) e 45 no segundo (16). Os dois trajetos terão largada e chegada na Praça do Papa, localizada entre a Serra do Curral e o Parque Municipal das Mangabeiras, na região sul da cidade.
As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Elas estão abertas até o dia 30 de setembro, com 29 categorias individuais e duplas, divididas conforme experiência, idade e sexo.
Também já está confirmada a participação dos ciclistas espanhóis Milton Ramos e Nuria Lauco Martinez, vencedores do Iron Biker Itália deste ano. Segundo Gilberto Canaan, quem participar não vai se arrepender!
Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi