O campeão da Corrida de São Sivestre de 1997, Emerson Iser Bem, participou agora pouco de um bate-papo na internet promovido pelo Pão de Açúcar Club.
Iser Bem tornou-se conhecido do grande público após esssa brilhante vitória conquistada no último quilometro da prova, quando ultrapassou o favorito, o queniano Paul Tergat, que ficou em segundo lugar.
Sobre esse dia 31 de dezembro de 1997 ele comentou: “Foi um dia de reconhecimento para muitas idéias que acreditava”.
Iser Bem, disse que esse ano a São Silvestre será mais fácil pela ausência de Paul Tergat, já quanto a presença de Tesfaye Jifar na competição declarou:
“Conheço o Jifar das provas de Cross Country que corri na Europa em 96, 97 e 98. É no momento o grande favorito da prova, mas não está à altura de Paul Tergat”.
Sobre as dificuldades do início de carreira contou que elas houveram, mas, sempre contou com a sorte ao seu lado:
“Pouco tempo da minha vida fiquei sem patrocínio. Lá no Paraná, fiz parte de um projeto do governo do Estado que dava meio salário mínimo para atletas de destaque. Tinha 15 anos e isso foi fundamental para iniciar a carreira, pois muitos talentos se perdem nessa idade de 15 a 20 anos, quando precisam trabalhar. Nunca tive facilidades, mas dava para acreditar e continuar correndo”,
Iser Bem contou que aos 16 anos tinha 32:00s para os 10 Km. Entretanto, enquanto juvenil, sempre se dedicou muito aos 5.000 metros. Aos 17 anos, tinha 14:48s. Aos 18, 14:13s. E aos 19 anos 13:59s, que ainda é o recorde brasileiro.
Sobre as dicas do percurso ele comentou:
“Costumo dividir a São Silvestre em 3 partes: até o 5 Km a dificuldade está na alta velocidade da prova e também no grande número de atletas que invadem a pista. Na segunda parte, predomina sustentar o ritmo e permacer no grupo da frente. E finalmente ao se aproximar do Centro Velho de SP (12 Km) a prova começa a ficar pesada. Diria que o mais difícil é o final”.
Outra novidade é que entre seus planos para a próxima temporada é estrear numa maratona, provavelmente, em Rotterdã no mês de abril
Este texto foi escrito por: Harry Thomas