Foto: Pixabay

Isidre Esteve e Masuoka faturam o UAE Desert Challenge que também define o Mundial FIA e FIM

Redação Webventure/ Offroad

Masuoka na chegada da última especial do UAE Desert Challenge (foto: Divulgação / Mitsubishi)
Masuoka na chegada da última especial do UAE Desert Challenge (foto: Divulgação / Mitsubishi)

O espanhol Isidre Esteve (Repsol/KTM) conquistou a vitória entre as motos nos UAE Desert Challenge após uma quarta etapa onde optou por uma estratégia de administrar a liderança. O segundo lugar ficou com o polonês Marek Dabrowksi. Foi a segunda vitória de Esteve no Mundial de Rali, o piloto já havia faturado o Rali do Marrocos no primeiro semestre do ano.

“Estou muito feliz de ter conquistado o título aqui em Dubai (Emirados Árabes). Principalmente por ter conquistado duas das quatro etapas que participei do Mundial”, comentou Isidre Esteve no final do dia já pensando no Dakar 2005. “O mais importante é que participando destas provas me preparei muito bem para o Dakar. Certamente vai fazer muita diferença no rendimento da nossa equipe”, afirmou.

Enquanto o espanhol comemorava sua segunda vitória no Mundial Cross-Country da FIM 2004, o norueguês Pal Anders Ullevalseter apenas espera a confirmação dos pontos conquistados no UAE Desert Challenge para comemorar a conquista antecipada do título mundial. O resultado deve ser divulgado ainda nesta sexta junto com a premiação final do rali.

O último dia de prova foi um percurso de 125 km partindo e voltando para o acampamento em Moreeb Hill. O forte calor somado a umidade noturna provocou uma forte neblina matinal no deserto atrasando a largada da última especial. O trecho foi marcado por várias trilhas rápidas entre dunas gigantescas, local perfeito para simular as condições mais difíceis do Barcelona-Dakar que estes mesmo pilotos enfrentaram dentro de apenas dois meses e meio.

A última etapa que estava previamente marcada para amanhã foi cancelada devido a proximidade do Ramadán mulçumano. Somente será realizado um deslocamento entre o Oasis de Liwa e a cidade de Dubai, onde será realizada a entrega dos prêmios e confirmados os pontos válidos para o Mundial.

Após um desastroso começo no UAE Desert Challenge a equipe Mitsubishi conseguiu dar a volta por cima com a vitória do japonês Hiroshi Masuoka. O piloto controlou a liderança conquistada na etapa da última quarta, confirmando o primeiro lugar com o tempo mais rápido nos 125 km do trecho cronometrado desta quinta. O segundo lugar ficou com o experiente belga Gregoire de Mevius (Nissan Pick Up)

“É algo muito importante para mim ganhar aqui pela primeira vez. Não começamos muito bem, porém sabia que tínhamos um carro para ganhar. As especiais até não foram muito longas, porém todas muito difíceis, exigindo ao máximo na navegação e na condução em dunas grandes e areia muito fofa”, afirmou o japonês.

Líder do Mundial Cross-Country da FIA, o árabe, dos Emirados, Khalifa Al Mutawei (BMW X5) fechou o rali com o terceiro lugar. Seu principal oponente na luta pelo título mundial, o francês Stephane Peterhansel (Mitsubish) encerrou o rali entre os últimos, a mais de sete horas do líder Masuoka, tudo graças ao problema mecânico em seu Pajero Evo que quase não completou a primeira etapa do rali.

Sem a pontuação de Peterhansel nos Emirados Árabes, Mutawei garante o título mundial da FIA por antecipação. Assim como o norueguês Ullevalseter nas motos, Mutawei apenas espera a premiação desta sexta após o deslocamento final para confirmar seus pontos.

Este texto foi escrito por: Cristina Degani

Last modified: outubro 15, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure