Foto: Pixabay

Itacoatiara

Redação Webventure/ Montanhismo

Patricia Mattos escalando um boulder  em Itacoatiara - Niterói (foto: Gabriela Saliba.)
Patricia Mattos escalando um boulder em Itacoatiara – Niterói (foto: Gabriela Saliba.)

O Parque da Serra da Tiririca abriga aventuras como o Alto Mourão, o Morro do Telégrafo e a Pedra da Tartaruga (região também chamada de Bananal). São várias caminhadas e escaladas de diversos graus de dificuldade técnica.

O leque de opções não acaba por aí não. Além do Bananal ainda rola um setor só de boulder chamado Oriente e a “Pracinha dos Boulders”, na verdade um paraíso de falésias de fácil acesso (dá para estacionar o carro praticamente na base das escaladas).

As opções vão desde o Costão de Itacoatiara para os iniciantes, até as vias pouquíssimo repetidas como Festa na Floresta (VIIIa/A1).

Como chegar
Siga sentido Praias Oceânicas, em Niterói: Itacoatiara fica antes de Itaipu, partindo do Rio, a aproximadamente uma hora. Só há uma rua de acesso. Chegando lá, seguindo reto você chega até a praia e tem à sua esquerda o famoso Costão de Itacoatiara. O local oferece três setores de escalada:

  • Oriente – o point dos boulders. Para chegar lá, de frente para o mar, siga a direita por um costão. É fácil localizar as pedras;
  • Pracinha dos boulders – chegando a Itacoatiara, pegue a primeira rua à direita; siga direto até chegar a uma praça. São varias falésias que podem ser escaladas guiando ou montando um top-rope;
  • Bananal – siga reto até a praia e pegue a esquerda, quando ficar de frente para o mar. Pare o carro próximo ao clube dos engenheiros. A trilha começa bem à direita de uma enorme placa indicativa do Parque da Serra da Tiririca.

    Este texto foi escrito por: Gabriela Saliba

    Last modified: fevereiro 4, 2003

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure