Itajaí recebe a parada brasileira da Volvo Ocean Race (foto: Dave Kneale/ Volvo Ocean Race)
A cidade de Itajaí, no litoral catarinense, desbancou o Rio de Janeiro e será sede da parada da próxima edição da Volvo Ocean Race, a maior regata volta ao mundo do planeta.
O anúncio oficial só será feito na próxima terça-feira (23), mas a prefeitura do município já confirmou a cidade como sede da regata na América do Sul. O jornalista Murillo Novaes, que será um dos responsáveis pela organização da parada brasileira, também já confirmou a notícia em seu twitter.
Também em Santa Catarina, Florianópolis era uma das candidatas; Santos e São Sebastião eram as candidatas no litoral paulista, além de Angra dos Reis e Rio de Janeiro, no litoral fluminense. Nas duas últimas edições, a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, recebeu os competidores.
Segundo a programação inicial, a cidade brasileira será a quinta a receber os veleiros, após Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes) e Sanya (China).
A cidade – Itajaí é um destino muito procurado por turistas, principalmente no verão, por causa das belas praias e do calor. Está localizada no sul do estado, a cerca de 100 quilômetros da capital, Florianópolis, e próxima a outro destino muito procurado por turistas, Balneário Camboriú.
A cidade possui um grande complexo portuário, sendo um dos mais importantes do país. Porém não possui nenhuma marina ou iate clube, um grande desafio para a prefeitura.
O atual campeão da competição é o veleiro sueco Ericsson 4, que foi comandado pelo brasileiro Torben Grael. A largada da próxima edição da Volvo Ocean Race acontece em Alicante, na Espanha, no segundo semestre de 2011.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure