Pela primeira vez na histórias os italianos levaram o título do Motocross das Nações 99, que aconteceu ontem em Indaiatuba (SP). A vitória inédita apagou a festa da favorita equipe francesa, segunda colocada, e da Bélgica, terceiro melhor time de motocross do mundo.
O Brasil, com os pilotos Paulo Stedile, Rafael Ramos e Cristiano Lopes, pretendi ficar entre os dez primeiros mas acabou na tímida 14ª posição. “O resultado pode não ter sido o esperado, mas a gente vem tirando décimos de segundos de diferença em relação aos pilotos estrangeiros”, comentaram os brasileiros.
Alguns competidores travaram um duelo emocionante na pista do Circuito Paulo Yamakami. O belga Stefan Everts e o italiano Andrea Bartolini fizeram o público vibrar. Bartolini tentava manter a liderança. Everts buscava a ultrapassagem. Prevaleceu a habilidade do belga, tricampeção do mundo na categoria 250cc.
O piloto mostrou, com um desempenho exemplar (duas vitórias nas duas corridas do Motocross das Nações), que a séria contusão sofrida no joelho no início do ano já é coisa do passado.
Desculpa – Os franceses acabaram confirmando que trabalho de equipe é o mais importante para correr atrás do título. Sem receber a bandeirada em primeiro lugar em nenhuma das corridas, a França acabou na vice-liderança e, com esta classificação, os pilotos brincavam: “Deixamos o título para ser conquistado no ano que vem, quando o Motocross das Nações será na França, na nossa casa.”
O time belga, mesmo estando entre os três melhores do mundo, mostrou desapontamento. Tudo porque Joel Smets teve o tanque de combustível da moto furado por uma pedra, quando estava na segunda posição e com chances de ficar na liderança. Patrick Caps também não deu sorte: bateu três vezes na primeira bateria e uma vez na segunda vez que voltou à pista.
Cerca de 15 mil pessoas acompanharam a maior e mais importante prova do motocross mundial. E o Brasil vai receber nova prova internacional no dia 6 de novembro. O país receberá os melhores pilotos do supercross internacional para o GP Brasil, no estádio coberto do Mineirinho, em Belo Horizonte.
Este texto foi escrito por: Webventure