Foto: Pixabay

Italiano morre em avalanche no Annapurna

Redação Webventure/ Montanhismo

Morreu hoje no acampamento 2 na face norte do monte Annapurna, o montanhista italiano Christian Kuntner, que tentava o cume da montanha junto com sua equipe de escaladores. A montanha tem mais de 8 mil metros e fica na Cordilheira do Himalaia.

A equipe foi pega por uma avalanche de neve. Kuntner morreu devido à hemorragia interna. Os outros montanhistas tiveram consequências também: Abele Blanc está sob estado de choque, Stephan Paul Andres tem um ombro quebrado, Marco Barmasse tem apenas algumas feridas no rosto. Todos os alpinistas foram transportados de helicóptero para o hospital em Kathmandu. O corpo de Kuntner será transferido para a Itália.

A equipe era composta por italianos do Vale da Aosta, como Kuntner e Abele (para eles, este cume era o último para terminar todos os 14 cumes de 8 mil metros), juntamente com Marco Camandona, Stephan Paul Andres e Marco Barmasse. O grupo foi alcançado no acampamento base por outro alpinista italiano, Silvio Mondinelli, que não podia acompanhá-los no ataque do cume.

Durante uma chamada de telefone, Mondinelli teria dito: “nós estamos muito pesarosos porque um de nossos amigos morreu”. E completou: “a avalanche caiu no mesmo lugar outras três vezes”.

Mondinelli conta como aconteceu: “esta manhã, com Marco Camandona e outros três australianos, nós estávamos acima, e a avalanche caiu de um canal e varreu todas as coisas à sua frente. Kuntner morreu no acampamento II. Nós éramos com um doutor de Colorado mas não podia conservá-lo desde que sofreu da dor do abdômen. O acidente ocorreu em aproximadamente 6.200 m.”.

Segundo ainda Mondinelli, a expedição saiu às 5 da manhã e já era a quarta vez que tentavam o cume. Ventava muito no local, porém na manhã de hoje o tempo era bom.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: maio 18, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure