Webventure

Itambé Extremaventura dá seqüência ao CBCA

Enquanto o idealizador do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura (CBCA), Alexandre Freitas, está em Fiji, encarando junto com outros compatriotas os desafios da prova mais famosa do mundo na modalidade, o Eco-Challenge, a atividade continua no Brasil. Neste fim de semana (19 e 20/10), acontece no Paraná a Itambé Extremaventura 2002, nona etapa do CBCA.

A largada acontece às 9h na Praça 25 de Janeiro, no município de Balsa Nova, Região Metropolitana de Curitiba. Dali, 25 equipes partirão para os cerca de 170 km de prova, que a organização estima serem cumpridos em média de 23 horas. As modalidades desta vez serão trekking, canoagem em duck (bote inflável para duas pessoas), mountain bike, técnicas verticais e orientação.

Os times, com quatro integrantes cada, brigarão pelos R$ 8 mil de premiação a serem entregues aos primeiros colocados, além dos pontos para o ranking da Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura, que irá apontar o campeão da atual temporada 2002. Quem lidera atualmente é a Lontra, que também participa do Eco-Challenge em Fiji e desfalca o evento.

Roteiro – A prova terá no seu roteiro trilhas, estradas e cânions entre o Primeiro e o Segundo Planaltos do Paraná, remadas pelos rios Iguaçu e Açungui, entre outros desafios. Vai terminar em Campo Largo.

“Montamos um circuito cheio de trechos pesados, mesmo para as equipes mais preparadas”, afirma Ricardo Costa, um dos responsáveis pela montagem do percurso.

A Itambé Extremaventura 2002 vai reunir equipes de ponta (veja a lista abaixo). Oskalunga, Runner Adventure, Gesner, Pés Sujos/Eldorado BY e Cia Athlética Lobo Guará, vencedora da etapa anterior (SulBrasilis), aparecem entre as favoritas. “São equipes que vêm se destacando ao longo do Circuito”, comenta Júlio Cezar Camargo, da Extrema Aventura, organizadora da prova.

Amadores – Gente que está se iniciado nas corridas de aventura também marca presença. Camargo aposta nos times dos Bombeiros. “Acredito que as duas equipes dos bombeiros podem encostar nos favoritos. Eles têm resistência, em função de suas atividades profissionais exigirem isso. Além disso, como força militar, têm bom nível de orientação e isso conta como diferencial.”

O vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Cláudio Slaviero, acionista da Companhia de Cimento Itambé. Com colegas da empresa, ele formou a Itambé Radical. Participam dela Aridalton Andrade (contabilista), Leila Gequelim (estudante) e Milton Joana (supervisor de produção).

Confira a lista completa das equipes:
01 – Minikalzone (SC)
02 – Tropicos Timex Curtlo (SP)
03 – Pegasunarrobada (SC)
04 – Uruguai (URU)
05 – SOS Sul Resgate Corpo de Bombeiros I (PR)
06 – Floripa Sul Brasilis (SC)
07 – Webtreino (PR)
08 – Paranaventura (PR)
09 – Cavera Mormaii (RS
10 – Sasquatch (PR)
11 – Fitz Hroi Sem Tubinho Só No Peito (MG)
12 – Ecosystem Acampar Ac. Gustavo Borges (PR)
13 – Pramédica – Loucos Por Natureza (SP)
14 – Oskalunga Brasil Telecom (DF)
15 – Trio Los Dos (PR)
16 – Gaudérios Amatuza Bikes (RS)
17 – Echo Phôdace (SC)
18 – Cia Athlética – Lobo Guará (SP)
19 – Gesner (SP)
20 – Pés Sujos Eldorado By (SP)
21 – SOS Sul Resgate – Corpo de Bombeiros II (PR)
22 – Runner Adventure (SP)
23 – Ultramen (RJ)
24 – Itambé Radical (PR)
25 – IBD COPY Água e Cia (SP)

Este texto foi escrito por: Webventure