Webventure faz fotos exclusivas durante a prova (foto: Douglas Fagundes/ www.webventure.com.br)
A primeira etapa do Big Biker aconteceu no dia 30 de março, na cidade de Santo Antônio do Pinhal (SP), e contou com 960 atletas, sendo Kleber do Nascimento o campeão, completando o circuito em 2h52.
Agora, os atletas enfrentarão os desafios na cidade mineira de Itanhandu, na próxima etapa, que acontece no dia 17 de maio. Prevendo o estouro do total de inscritos na primeira etapa, nós limitamos a quantidade de inscrições. Elas iam até uma quarta-feira e já na segunda-feira tivemos que tirar as inscrições do ar no site para não comprometer a qualidade do evento, explicou Flávio Ito, o Gonga, organizador e criador do Big Biker.
Para a prova do próximo fim de semana, Gonga espera por 900 atletas na disputa, um número menor que da primeira etapa, mas muito grande por ser em uma cidade fora do Estado de São Paulo.
É um crescimento muito grande essa quantidade de atletas porque Itanhandu nos recebeu pela primeira vez em 2006, com 550 atletas. Em 2007 foram uns 700 e hoje nós temos esse número, contou ele dizendo ainda que o maior público da prova está dentro de São Paulo, e a distância, de cerca de 300 quilômetros da capital paulista afasta esses competidores. Mas estamos ganhando muitos atletas de Minas e até da Grande Belo Horizonte, completa.
O Big Biker precisa de uma grande estrutura para a organização da prova, que é acompanhada minuciosamente por Gonga e Marília Barbosa, sua esposa, e em dia de corrida, cerca de 80 pessoas fazem parte da equipe. No dia-a-dia, no escritório, somos em quatro pessoas somente. Nas provas temos esses 80, que é uma equipe que vem se formando desde 2001, contou o organizador.
Cidade em festa – A etapa de Itanhandu (MG) também é caracterizada como uma etapa especial para o Gonga. O evento não é só mais nosso. A comunidade da cidade e a prefeitura já vestiu a camisa da prova, então por isso é muito gratificante para nós fazer essa etapa na cidade. As pessoas realmente esperam e trabalham pela prova, disse o criador do Big Biker.
Tudo começou quase que como uma brincadeira entre amigos que gostavam de praticar bike no Vale do Paraíba, e resolveram organizar uma competição entre os ciclistas que se conheciam onze ao todo , no sistema de maratona com uma única volta, em Taubaté (SP).
Quem venceu a primeira foi João Paulo Ferreira, seguido por Perikito e Marcosa Espaçonav. A partir daí começava a se formatar uma das grandes provas da modalidade no Estado de São Paulo.
As provas que aconteciam de bike sempre eram muito longe da nossa cidade, então fizemos esse ‘rachão’ para podermos ter uma competição por aqui, contou Flávio Ito, organizador e criador do Big Biker.
Gonga, como é conhecido, começou no esporte após uma iniciação com rali e depois se transferiu para a bike, em eventos de regularidade. Mas também eram provas muito caseiras, como gincanas, contou ele, que desde 2004 trabalha exclusivamente no Big Biker junto com sua esposa, Marília Barbosa. Ele abandonou a carreira de engenheiro agrônomo, e ela de publicitária.
Em 2002, antes da segunda etapa da prova, Gonga começou a fazer a divulgação do evento em lojas da região, o que levou cerca de 170 atletas para a competição. O Big Biker começou a tomar uma maior proporção em 2003, quando fizemos uma prova de dois dias. Mas em 2004 ele já virou uma copa, com três etapas. De lá pra cá a quantidade de inscritos é quase cinco vezes maior, contou o organizador sobre os quase mil inscritos que eles têm nas etapas atuais.
Gonga ressaltou que o número máximo de atletas para que a organização da prova seja perfeita e ela tenha segurança total, é de mil pessoas.
Das três etapas, duas acontecem dentro do Vale do Paraíba, e uma é sempre fora, em locais como as cidades mineiras de Itamonte, Passa Quatro e Itanhandu, onde será a segunda etapa de 2008.
Quarta etapa especial – Em 2007, o Big Biker contou com um Super Edition, que foi feito em São Luis do Paraitinga (SP), numa prova de dois dias, uma noturna e uma diurna. Este ano não haverá prova de dois dias, principalmente etapa noturna, pelo risco da realização para os atletas, porém a competição deixa de ter três etapas para ter quatro.
Como a prova noturna é perigosa, inclusive para nós, resolvemos englobar a etapa de São Luis do Paraitinga no nosso calendário e agora teremos quatro etapas. Essa será nossa etapa especial, em 14 de setembro, contou Gonga sobre a prova que será a final do Big Biker Cup, e que será testada na ocasião para futuramente ser oficializada no calendário.
O Webventure irá cobrir o Big Biker em mais esta edição, assim como fez nos anos anteriores, e irá levar a você todas as notícias da segunda etapa da prova, no próximo dia 17 de maio, em Itanhandu (MG).
Além das notícias exclusivas, entrevistas e bastidores, o Webventure oferece serviços de compra de fotos on-line, ou seja, se você correu a prova, poderá adquirir as imagens feitas por nossos fotógrafos profissionais. Clique aqui e cadastre seu e-mail para ser avisado quando as fotos entrarem no ar!
E também haverá no Big Biker uma das novidades do Webventure, o Vídeo da Chegada, que mostrará os momentos da chegada de todos os competidores. Um serviço inédito e exclusivo do maior portal de aventura do país.
Não deixe de acompanhar as notícias da prova e os serviços exclusivos que só o Webventure traz pra você!
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi