Bombeiros trabalham para conter o fogo em Itatiaia (foto: Ibama/ Parna Itatiaia)
O Parque Nacional de Itatiaia sofre com um incêndio de grandes proporções em sua área mais central e alta desde a madrugada do dia 21/08. Em uma semana foram destruídos 1.300 hectares de sua vegetação e diversas entidades, com bombeiros e soldados, se mobilizaram para conter o fogo.
Até esta segunda-feira ainda restavam três focos de incêndio. Hoje as atividades de rescaldo, que consistem em operações para extinção do fogo e impedir a reignição, estão sendo realizadas por dois helicópteros militares e apoio da equipe em terra, além de brigadistas da FloNa Passa Quatro e a Sub-Brigada II de Itatiaia.
O maior problema para os bombeiros tem sido o clima seco no local. No último domingo, a umidade do ar era de apenas 24% e a temperatura variava em torno dos 32ºC. A boa notícia é que a meteorologia aponta alta probabilidade de chuva para esta terça-feira e temperaturas mais amenas.
Segundo comunicado da administração do Parna de Itatiaia, “outro agravante é o material combustível existente no solo, sobretudo camadas espessas de matéria orgânica acumulada (de até 1 metro em alguns pontos)”.
Devido às atividades de combate de incêndio, rescaldo e perícia, a parte alta do Parque, onde está localizado o Pico das Agulhas Negras, está fechada para visitação.
Serra dos Órgãos – Assim como Itatiaia, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos também sofre com focos de incêndio. O fogo começou no sábado e segundo o jornal O Dia On Line, já há 15 focos no local, sendo que o mais preocupante está entre os municípios de Petrópolis e Teresópolis.
Ainda segundo O Dia, dois helicópteros transportaram até lá 60 bombeiros e ajudam a fazer o combate aéreo ao fogo com água captada em um reservatório.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: agosto 27, 2007