Muitos tombos, lama, água e um sol escaldante. Esses foram os ingredientes da Bike Race Across, a maior prova de mountain bike cross-country do país, que neste ano aconteceu no Piauí, entre 12 e 15 de julho. O percurso contou com aproximadamente de 180 km em três etapas.
No primeiro dia, a etapa contou com 80 km, partindo do Sítio Nativa, na BR-343, em Teresina-Pi até o Açude do Bezerra, em José de Freitas, área conhecida na região como “aeroporto de naves espaciais”.
As altas temperaturas do Piauí foram um dos principais desafios. A maior preocupação dos atletas e da organização foi exatamente com água, pois no Piauí facilmente se atinge a marca dos 40ºC. “Bebi o máximo que pude ainda assim senti muita sede. O calor aqui é muito grande” afirma Ivandir “Kamon”, o primeiro colocado geral no primeiro dia de prova com o tempo de 3h39’27”.
Beleza na pedalada – Para aliviar tanto esforço, nada melhor do que belas paisagens. O Parque Nacional de Sete Cidades, no Município de Piracuruca, no norte do estado reservou surpresar bastante agradáveis . A largada da segunda etapa da prova aconteceu no Espaço Bacuri, o abrigo do IBAMA dentro do Parque
A largada que estava prevista para às 8h foi prorrogada para às 11h, pois a equipe de organização da prova, por questão de segurança, reduziu o percurso de 70km para 46km. “A organização resolveu aliviar um pouco, pois os atletas vinham de longas e difíceis trilhas, onde eles tiveram várias dificuldades e muitos quebraram durante o percurso”, explica Zenardo Maia, coordenador do Bike.
Os atletas ficaram encantados com as belezas naturais do local. As trilhas foram minuciosamente estudadas para valorizar trechos técnicos com belas paisagens.
Mar e lama A primeira edição do Bike Race Across chegou ao fim neste domingo, na praia Pedra do Sal, em Parnaíba, litoral piauiense. A prova de mountain bike cross country intercity reuniu 64 atletas dos Estados de São Paulo, Ceará, Piauí, Maranhão, Brasília, Pará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Na terceira e última etapa, que foi encerrada ontem, entre Buriti dos Lopes a Parnaíba, com 60 quilômetros, os bikers enfrentaram muita lama, areia e pedra. Devido o calor, os atletas tiveram que se abastecer com mais água e a população ajudou bastante sempre oferecendo água para os organizadores, imprensa e até para os atletas.
Equipe Cannondale é destaque – Na categoria Extreme Masculino Elite, considerada a mais competitiva, o campeão geral foi Ivandir “Kamon”, da Equipe Reebok Cannondale,. O fera de São Paulo mostrou talento desde a primeira etapa, quando chegou em primeiro superando o segundo colocado do Ceará em quase meia hora.
“Komon” venceu também a segunda e terceira etapas e encarou bem o calor piauiense. “Foi uma experiência única para mim, um verdadeiro teste de resistência. Venho de um início de ano onde não conseguia me achar, e agora com o título é um incentivo a mais e uma moral para encarar outras competições que virão”, afirmou.
Favorita deste o início da prova, Adriana Nascimento, da Equipe Reebok Cannondale não decepcionou e venceu na categoria Extreme Feminino. Adriana, que é acostumada com provas de longas distâncias, disse que foi muito gratificante. “Aprendi muito durante todo o circuito sobre técnicas de resistência e também sobre pessoas. O titulo é um reconhecimento e um incentivo para melhorar cada vez mais”, afirmou Adriana, que é tetracampeã do Iron Biker.
Para Kleber Anderson, também da Equipe Cannondale, que ganhou o segundo lugar na categoria Sub-40, o Bike Race Across proporcionou boas experiências que levará para casa. “A hostilidade dos piauienses e o grande espirito esportivo dos atletas me marcou bastante”.
Confira abaixo os resultados do Bike Race Across 2001.
Bike Race Across
Extreme Masculino
1)Ivandir “Kamon” de Souza 8h28’56” Reebok Cannondale (SP)
2) Cristiano Nunes 9h15’55” Criciclo (CE)
3) Daniel de Morais 9h16’44” Houston (PI)
Extreme Feminino
1) Adriana Nascimento 10h02’06” Reebok Cannondale (SP)
2) Iveleide Martins (CE) 18h01’48”
3) Lúcia Helena Alencar (CE) 18h02’56”
Adventure Sub-20
1) Oacy Roberto Alves Oliveira (PI) 9h28’41” Frango Leste (PI)
2) Francisco Paulo Mesquita (CE) 9h32’27” Criciclo (CE)
3) Adriano Roberto Oliveira (PI) 9h39’42” Frango Leste (PI)
Adventure Sub-30
1) Antonio Francisco de Mesquita 9h41’47” Academia Aberto(PI)
2) José de Ribamar 9h41’47” Circulo Militar (PI)
3) Nayro Ferreira França 9h41’54” Circulo Militar (PI)
Adventure Sub-40
1) Raimundo Nonato Correia (PA) 9h28’44”
2) Cleber Anderson 9h33’05 Reebok Cannondale (SP)
3) Osmar Ferreira Filho(PI) 11h26’01”
Master Over40
1) Leonardo Silva Souza (CE) 9h32’32”
2) José Ribeiro (CE) 9h47’34”
3) Francisco Franciné Cândido 10h51’40”
Ecoturismo
1) Eduardo Lopes da Silva(CE) 16h41’10”
2) Leonardo Ribeiro (PI) 17h50’02”
3) Juarez Rufino do Rego (RN) 18h54’47”
Este texto foi escrito por: Webventure